Órgãos Sociais

Direção

Diretor

António Sousa Ribeiro é investigador do CES desde a sua formação em 1978 e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), instituições onde exerceu múltiplas responsabilidades, sendo atualmente cocoordenador dos programas de doutoramento CES/UC em «Discursos: Cultura, História e Sociedade» e em «Pós-Colonialismos e Cidadania Global». Tem investigado e publicado extensamente sobre temas de literatura de expressão alemã, literatura comparada, teoria literária, estudos culturais e estudos pós-coloniais, estudos sobre o Modernismo e temas de violência, cultura e identidades.

Vice-Diretoras

Diretora Executiva

A Direção é composta por 3 membros efetivos, eleitos em Assembleia Geral, cumprindo mandatos de 3 anos. Atualmente, é constituída por: António Sousa Ribeiro (Diretor), Lina Coelho e Madalena Duarte (Vice-diretoras). Rita Pais foi nomeada Diretora Executiva. A Direção é responsável pela Governação geral da instituição e pela sua representação legal e institucional; pela implementação das linhas gerais de investigação formuladas pela Assembleia Geral e pelo Conselho Científico; pela coordenação e supervisão dos serviços administrativos e técnicos de apoio à investigação (recursos humanos, património, financeira, etc.); e pela submissão dos relatórios anuais (Atividades e Contas) à Assembleia Geral.

Conselho Científico

Presidente

Vice-Presidentes

O Conselho Científico é atualmente presidido por Adriana Bebiano, estando Jorge Figueira e Maria Paula Meneses a cargo da vice-presidência.  O Conselho Científico delibera todas as questões relacionadas com as atividades de investigação do CES, de entre as quais, a definição de critérios e prioridades relativas à contratação de investigadores. O Conselho Científico funciona em Sessões Plenárias, compostas por todos os investigadores doutorados, um representante da equipa de investigadores não-doutorados, um representante da equipa de investigadores pós-doutorados e um representante da equipa de investigadores juniores, e em Comissão Permanente. A Comissão Permanente do Conselho Científico é composta por 25 investigadores doutorados, incluindo ex-officio e membros eleitos pelos seus pares, um representante da equipa de investigadores não-doutorados, um representante da equipa de investigadores pós-doutorados e um representante da equipa de investigadores juniores. A atual composição da Comissão Permanente é a seguinte:

Adriana Bebiano

Ana Cordeiro Santos

Ana Cristina Santos

Antonieta Reis Leite

António Sousa Ribeiro

Boaventura de Sousa Santos

Catarina Martins

Fernando Fontes

Hermes Augusto Costa

Jorge Figueira

José Manuel Mendes

Luciane Lucas dos Santos

Manuel Carvalho da Silva

Maria Irene Ramalho

Maria Paula Meneses

Marta Araújo

Miguel Cardina

Paula Sequeiros

Paulo Peixoto

Pedro Hespanha

Silvia Rodríguez Maeso

Susana de Noronha

Tatiana Moura

Teresa Cunha

Vítor Neves
 

Assembleia Geral

Presidente

Vice-Presidente

Secretária

A Assembleia Geral de Investigadores é composta por todos os investigadores, tendo a cargo decisões sobre as grandes linhas de atividade do Centro; discute e aprova o orçamento anual; avalia o relatório financeiro e o plano de atividades proposto pela direção, sob recomendação do Conselho Científico e toma decisões relativas à admissão de novos membros. É atualmente presidida ex-officio pelo Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sendo a vice-presidente Paulo Peixoto e a secretária Antonieta Reis Leite.
 

Conselho Fiscal

Presidente

Vogais

O Conselho Fiscal é composto por três investigadores/as do CES: Ana Raquel Matos como Presidente e José Manuel Mendes e Rui Lobo como Vogais: Cabe ao Conselho Fiscal acompanhar a execução do orçamento, emitir parecer sobre os instrumentos de gestão, examinar as contas e emitir parecer sobre o Relatório e Contas anual.

Diretor Emérito

Boaventura de Sousa Santos é atualmente Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais, do qual foi Diretor desde a sua fundação em 1978 até abril de 2019. Mantém uma forte e dinâmica atividade de investigação, de grande reconhecimento internacional, em áreas tão diversificadas como epistemologias do sul, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos. O seu trabalho tem sido publicado em múltiplas línguas.