Cláudia Pato de Carvalho

Claudia Pato Carvalho é investigadora permanente no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no âmbito do projeto ARTERIA (número de operação CENTRO-07-2114-FEDER-000022, Portugal 2020 ). O Arteria é um projeto de investigação-ação, coordenado pelo Teatrão que visa o desenvolvimento de uma rede de programação cultural na Região Centro (Portugal) e a criação de projetos de intervenção artística em oito cidades desta Região (Coimbra, Figueira da Foz, Viseu, Tábua, Fundão, Guarda, Belmonte e Ourém). Completou o seu doutoramento em Sociologia, com especialização em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Comunicação, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em colaboração com o Center for Reflective Community Practice (DUSP, MIT). Entre 2010 e 2018, estabeleceu uma rede europeia no campo da educação artística e das comunidades desfavorecidas, com vários projetos aprovados no âmbito do Programa Juventude em Ação e ERASMUS +. É membro da equipa de investigação CES do projeto CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais. O CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais/criativas e outras partes interessadas, localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Sol, Hermínia; Carvalho, Cláudia Pato de (2019), Cultural Mapping as a regeneration tool for sparsely-populated regions, in Oosterbeek, L., Caron, L. (org.), Resilience and Transformation in the territories of low demographic density: integrated methodologies of human and social sciences. Mação: Instituto Terra e Memória. ARKEOS series

Duxbury, Nancy; Bakas, Fiona; Carvalho, Cláudia Pato de (2019), "Why is research-practice collaboration so challenging to achieve? A creative tourism experiment", Tourism Geographies:Special Issue on Creative and Disruptive Methodologies in Tourism Studies, 21, 4

Carvalho, Cláudia Pato de (2018), "Community Engaged Research in an Unesco World Heritage Site in Portugal", Conjunctions - Transdisciplinary Journal of Cultural Participation, 5, 1, 1-13