Cláudia Pato de Carvalho

Claudia Pato Carvalho é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (núcleo de investigação Cidades, Culturas e Arquitetura - CCArq) e sobre, tendo vindo a desenvolver projetos de investigação nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, co-criação comunitária e intervenção urbana. Presentemente, coordena academicamente o projeto REDE ARTÉRIA (CENTRO-07-2114-FEDER-000022, Portugal 2020 ), uma parceria Teatrão-CES. O REDE ARTÉRIA é um projeto de investigação-ação, coordenado pela companhia de teatro O Teatrão que visa o desenvolvimento de uma rede de programação cultural na Região Centro (Portugal) e a criação de projetos de intervenção artística em oito cidades desta Região (Coimbra, Figueira da Foz, Viseu, Tábua, Fundão, Guarda, Belmonte e Ourém). Completou o seu doutoramento em Sociologia, com especialização em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Comunicação, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em colaboração com o Center for Reflective Community Practice (DUSP, MIT). Entre 2010 e 2018, estabeleceu uma rede europeia no campo da educação artística em contextos de exclusão social, com vários projetos aprovados no âmbito do Programa Juventude em Ação e ERASMUS+. É membro da equipa de investigação CES do projeto CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais. O CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais/criativas e outras partes interessadas, localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Integra a equipa CES do projeto H2020 UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2023), coordenado pela Universidade de Barcelona.

Livro

Carvalho, Cláudia Pato de (orgs.) (2021), 15 anos de Ciência Viva CES. Coimbra: CES

Duxbury, Nancy; Albino, Sara; Carvalho, Cláudia Pato de (2021), An introduction to creative tourism development: articulating local culture, entrepreneurship, and travel, in Duxbury, N., Albino, S., Carvalho, C. (org.), Creative Tourism: Entrepreneurship, Cultural Resources and Engaging Creative Travellers.. London: CABI International.

Campos, Rita; Monteiro, José Pedro; Carvalho, Cláudia Pato de (2021), "Citizen Social Science or the public participation in social science research", Journal of Science Communication