Cláudia Pato de Carvalho

Cláudia Pato Carvalho é investigadora no Centro de Estudos Sociais (UC), a desenvolver projetos de investigação nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, cocriação comunitária e intervenção urbana. Integra a Linha de Investigação 5. Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação. Completou o doutoramento em Sociologia, com especialização em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Comunicação, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em colaboração com o Center for Reflective Community Practice, agora Community Innovators Lab. Coordena academicamente o projeto REDE ARTÉRIA (CENTRO-07-2114-FEDER-000022, Portugal 2020), uma parceria Teatrão-CES (www.redearteria.pt). O REDE ARTÉRIA é um projeto de investigação-ação, coordenado pela companhia de teatro O Teatrão que visa o desenvolvimento de uma rede de programação cultural na Região Centro (Portugal) e a criação de projetos de intervenção artística em oito cidades desta Região (Coimbra, Figueira da Foz, Viseu, Tábua, Fundão, Guarda, Belmonte e Ourém). Entre 2010 e 2018, desenvolveu no contexto do Serviço educativo do Teatrão, uma rede europeia no campo da educação artística em contextos de exclusão social, com vários projetos aprovados no âmbito do Programa Juventude em Ação e ERASMUS+. É membro da equipa de investigação CES do projeto CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais (www.creatour.pt) e membro do Observatório CREATOUR (Observatório de cultura e turismo para o desenvolvimento local, https://ces.uc.pt/observatorios/creatour/). Integra a equipa CES do projeto H2020 UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2024), coordenado pela Universidade de Barcelona.Integra a equipa de coordenação do CES para IN SITU: Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas. É professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde leciona as disciplinas de Sociologia Aplicada (Licenciatura em Sociologia) e Diálogo Intercultural Crítico (Mestrado em Sociologia).

de Carvalho, Cláudia Pato (2022), "Innovative perspectives on knowledge creation based on arts-related methods and participatory research. Towards an Encyclopedia of Local Knowledge. Hall, P. (2017), Toronto: Breakwater Books and ISER Books.", Journal of Multicultural Discourses, 17, 2, 195-200

Carvalho, Cláudia Pato de (2022), A Rede Artéria na perspetiva dos parceiros/Rede Artéria from the partners' perspective, in Cláudia Pato de Carvalho; Isabel Craveiro (org.), Rede Artéria: territórios, criação artística, ciência/Rede Artéria: territories, artistic creation, science. Coimbra: CCDRC

Duxbury, Nancy; Bakas, Fiona Eva; Carvalho, Claudia (2022), Why is research-practice collaboration so challenging to achieve? A creative tourism experiment, in Milka Ivanova, Dorina-Maria Buda, and Elisa Burrai (org.), Qualitative Methodologies in Tourism Studies: Disrupting and Co-creating Critical Research. London: Routledge