Vanda Amaro Dias

Vanda Amaro Dias é investigadora da área dos Estudos para a Paz no Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais, e Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na área de Estudos Europeus. Tem experiência letiva nos 3 ciclos de estudos, incluindo a orientação de dissertações de mestrado e a participação em júris de provas académicas. Doutorada em Relações Internacionais: Política Internacional e Resolução de Conflitos, pela Universidade de Coimbra. Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, com especialização em Estudos Europeus, pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre os estudos sobre a paz, estudos de segurança, política externa, União Europeia, Rússia e espaço pós-soviético. Tem publicado vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e internacionais sobre essas temáticas.

Freire, Maria Raquel; Dias, Vanda Amaro (2020), A securitização das fronteiras externas da UE: rumo à militarização da Europa fortaleza?, in Cristina Robalo-Cordeiro e Rui Jacinto (org.), Geografias & Poéticas da Fronteira: Leituras do Território. Guarda e Lisboa: Centro de Estudos Ibéricos e Âncora Editora, 341-357

Dias, Vanda Amaro (2020), Agência Europeia de Defesa, in Joana Covelo Abreu; Liliana Reis (org.), Instituições, órgãos e organismos da União Europeia. Coimbra: Almedina, 303-312

Dias, Vanda Amaro; Freire, Maria Raquel (2018), Russia and the Arab Spring: A Counter-revolutionary Power in the MENA Region, in Çakmak, Cenap; Özçelik, Ali Onur (org.), The World Community and the Arab Spring. London: Palgrave MacMillan, 161-183