Irina Velicu

Irina Velicu é uma cientista política que trabalha no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, na área dos conflitos socioambientais em países pós-comunistas. Irina trabalhou como bolseira «Marie Curie» para investigadores experientes, no âmbito da ENTITLE - Rede Europeia de Investigação de Ecologia Política, coordenada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental (Universitat Autonoma de Barcelona). As suas publicações mais recentes podem ser encontradas nas revistas Theory, Culture and Society, Geoforum, New Political Science, Globalizations, Studies in Social Justice. Irina Velicu ganhou o prémio Teaching Assistantship durante três anos consecutivos, nos EUA (Universidade do Havai) e o prémio Chevening Scholarship, Universidade de Warwick, no Reino Unido. Irina também trabalhou como coordenadora de projetos ambientais para a Fundação TERRA Mileniul III, atuando numa rede romena de organizações ambientais. Contribuiu para a redação de vários relatórios profissionais com base em investigação, observação participante e análise de políticas relacionadas à proteção e conscientização ambiental na Romênia. O trabalho que desenvolveu baseou-se na sua investigação de doutoramento, analisando um conflito anti mineração (Romania, Bulgaria, Czech Republic).

Velicu, Irina (2019), "Degrowing Environmental Justice: Anti-mining Movements in Eastern Europe", Ecological Economics

Velicu, Irina (2019), "Prospective Environmental Injustice: Insights from Anti-mining Struggles in Romania and Bulgaria,", Environmental Politics

Velicu, Irina; Garcia-Lopez, Gustavo (2018), "Thinking the Commons with Ostrom and Butler", Theory, Culture and Society