Irina Velicu

Irina Velicu é uma cientista política que trabalha no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, na área dos conflitos socioambientais em países pós-comunistas. Irina trabalhou como bolseira «Marie Curie» para investigadores experientes, no âmbito da ENTITLE - Rede Europeia de Investigação de Ecologia Política, coordenada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental (Universitat Autonoma de Barcelona). As suas publicações mais recentes podem ser encontradas nas revistas Environmental Politics, Theory, Culture and Society, Ecological Economics, Geoforum, New Political Science, Globalizations. Irina Velicu ganhou o prémio Teaching Assistantship durante três anos consecutivos, nos EUA (Universidade do Havai) e o prémio Chevening Scholarship, Universidade de Warwick, no Reino Unido. O trabalho que desenvolveu baseou-se na sua investigação de doutoramento, analisando um conflito anti mineração (Romania, Bulgaria, Czech Republic).

Velicu, Irina; Popartan, Lucia Alexandra; Ungureanu, Camil (2020), "Splitting urban waters: the politicization of water in Barcelona between populism and anti-populism?", Antipode

Velicu, Irina; Cernik, Mikulas (2020), "´We are the limits´ Performing Climate Justice in the Czech Klimakemp", Environmental Politics

Velicu, Irina (2019), "Degrowing Environmental Justice: Anti-mining Movements in Eastern Europe", Ecological Economics