Gustavo García López

Gustavo García-López é um investigador-ativista de Porto Rico que trabalha em movimentos pro-comuns e de justiça ambiental. Atualmente, é Investigador Auxiliar no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (com uma bolsa da Fundação Portuguesa de Ciência e Tecnologia - FCT) e a Cadeira Príncipe Claus 2019-2021 no Instituto Internacional de Estudos Sociais, em La Haia. Anteriormente, ele foi Professor Assistente em planejamento ambiental na Escola de Pós-Graduação em Planejamento da Universidade de Porto Rico - Rio Piedras (de licença). Seu trabalho acadêmico e prático aborda o surgimento, ampliação e o potencial transformador de iniciativas pro-comuns que buscam mundos mais justos e ecológicos, dentro e fora da hegemonia imperial-neoliberal atual. Gustavo é um membro fundador do JunteGente (juntegente.org), um espaço de encontro de organizações e movimentos populares que lutam contra os desastres do capitalismo colonial e para outro Porto Rico possível após o furacão Maria. Ele também é membro do coletivo editorial do blog de ecologia política dos Indisciplined Environments (undisciplinedenvironments.org)

García López, Gustavo A.; Navas, Grettel (2019), Eco-Imperial Relations: The Roots of Dispossessive and Unequal Accumulation, in Immanuel Ness and Zak Cope (org.), The Palgrave Encyclopedia of Imperialism and Anti-Imperialism. Springer International Publishing, 1-24

García-López, Gustavo A. (2019), "Rethinking elite persistence in neoliberalism: Foresters and techno-bureaucratic logics in Mexico's community forestry", World Development, 120, 169-181

Kashwan, Prakash; MacLean, Lauren M.; García-López, Gustavo A. (2019), "Rethinking power and institutions in the shadows of neoliberalism", World Development, 120, 133-146