Gustavo García-López

Nota biográfica

Gustavo é um académico engajado, educador e organizador aprendiz das ilhas de Puerto Rico. Tem formação transdisciplinar em ciências socioambientais, combinando ecologia política e planeamento e política pública ambiental, com estudos decoloniais da América Latina e das Caraíbas. O seu trabalho centra-se em iniciativas e movimentos eco-sociais transformadores, fazendo a ponte entre as ideias de commons e commoning, autogestão, ecologias insurgentes, movimentos de justiça ambiental/climática e transições justas. Tem experiência em Porto Rico, México e, mais recentemente, em Portugal, e um forte envolvimento com redes e iniciativas internacionais. Atualmente é Investigador Auxiliar da FCT-CEECIND no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde co-coordena o Workshop Ecologia e Sociedade (ECOSOC). Anteriormente, ocupou a Cátedra Prince Claus em Desenvolvimento e Equidade no Instituto Internacional de Estudos Sociais, Haia (2019-2021, ext. 2022); foi Professor Assistente na Escola de Pós-Graduação em Planeamento da Universidade de Puerto Rico- Rio Piedras (2015-2019); e Marie Curie Experienced Researcher (Postdoc) na H2020 ITN European Network of Political Ecology - ENTITLE (2014-2015). É doutorado em Políticas Públicas e Ciência Política pela Universidade de Indiana (2012), mestre em Política Ambiental pela Universidade de Cambridge (2005) e licenciado em Ciências Ambientais e Geografia pela Universidade de Puerto Rico (2004). É membro cofundador da Post-Extractive Futures (uma iniciativa auto-organizada de vários colectivos para promover o pensamento e a ação para sociedades pós-extractivas); da Climate Justice Network (integrando académicos e profissionais em investigação e educação); da JunteGente (um espaço de encontros de iniciativas de base para a justiça eco-social em Porto Rico); e do coletivo editorial do blogue de ecologia política Undisciplined Environments. Vive desenraizado das suas terras, mas encontra casa e estrelas-guia na sua filha Maia. A sua vida é sustentada por amplas redes de cuidados, de pessoas, espíritos, memórias e ecologias.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Villamayor Tomas, Sergio; García-López, Gustavo; Dalisa, Giacomo (2023), Commons regimes at the crossroads: environmental justice movements and commoning, in Sergio Villamayor Tomas & Roldan Muradian (org.), The Barcelona School of Ecological Economics and Political Ecology: A Companion in Honour of Joan Martinez-Alier. New York: Springer Cham

Capítulo em Livro