Paula Duarte Lopes

pdl@fe.uc.pt

Paula Duarte Lopes é investigadora da área dos Estudos para a Paz (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz) do Centro de Estudos Sociais e professora de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Lecciona no 1o ciclo de Relações Internacionais, bem como no Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (com avaliação de desempenho 'Excelente' nos triénios 2011-2013 e 2014-2016). Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos da América. Mestre em Políticas da Economia Mundial pela London School of Economics and Political Science na Grã-Bretanha. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação incidem actualmente sobre missões de paz, ajuda pública ao desenvolvimento, governação ambiental e conflitos hídricos internacionais. Tem várias publicações sobre estas temáticas.

Cravo, Teresa Almeida; Duarte Lopes, Paula; Roque, Sílvia (2018), "Portugal e a promoção da paz: uma análise crítica de percursos pós-coloniais", e-cadernos CES, 29, 169-196

Gerlak, Andrea; Baer, Madeline; Lopes, Paula Duarte (2018), "Taking Stock of the Human Right to Water", International Journal of Water Governance, 6, 4, 108-134

Lopes, Paula Duarte (2018), Bens comuns globais, in Maria do Céu Patrão Neves; Nuno Severiano Teixeira (org.), Ética Aplicada: Relações Internacionais. Lisboa: Ediçoes 70/Livraria Almedina