Observatórios
O Observatório sobre Crises e Alternativas (CRISALT) acompanha o desenvolvimento da(s) crise(s), nas suas várias dimensões e manifestações, em Portugal, tornando mais precisos, a sua caracterização e o seu diagnóstico. O Observatório procurará contribuir para a identificação de respostas e para o alargamento do leque de alternativas em consideração no debate público.
O Observatório Permanente da Justiça (OPJ) analisa e dá a conhecer o sistema judicial nas suas várias vertentes funcionais, efetuar estudos de suporte ao desenvolvimento das políticas públicas para o setor da justiça e propostas de reforma e proceder à avaliação e monitorização das reformas introduzidas.
O Observatório do Risco (OSIRIS) constitui uma entidade proactiva na identificação dos contextos sociais e económicos em que se estabelecem os domínios de admissibilidade ao risco, interessada na análise da eficiência das estratégias públicas e privadas de mitigação, e atenta ao aparecimento e consolidação de novos atores e grupos.
O Observatório das Políticas de Educação e Formação (OPEDU) desenvolve atividades de investigação científica no domínio das políticas educativas, designadamente, a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento de redes de investigação e de divulgação, organização de eventos, concretização de parcerias, prossecução de atividades de extensão e de consultoria e mobilização de atores institucionais.
O Observatório do Trauma (OT) pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no trauma psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários, propondo-se como fórum de debate e de partilha dos diferentes saberes no âmbito do Trauma.
O Observatório CREATOUR - Observatório de cultura e turismo para o desenvolvimento local centra-se em 3 campos temáticos: 1) Ecologias de Cultura e de Criatividade; 2) Turismo Cultural, Criativo e Regenerativo; e 3) Desenvolvimento Local, Regional e Comunitário, adotando uma perspetiva transdisciplinar e de reflexão crítica. Focando-se em áreas extra-metropolitanas de Portugal, assume-se como uma plataforma intersetorial que congrega investigadores e profissionais dos setores cultural e criativo e do turismo, numa lógica de capacitação, avaliação e coprodução de conhecimento com profissionais e decisores públicos.