Giovanni Allegretti

Giovanni (Aldo Luigi) Allegretti é licenciado em Arquitetura (1996) e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental (2000) pela Universidade do Florença, Itália. Atualmente é investigador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, e faz parte do Núcleo "DECIDe", sendo parte da sua coordenação. As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina, Asia e África), temas sobre os quais tem inúmeras publicações. Outro tema acompanhado diz respeito à cidade informal e à autoprodução do habitat (em Brasil e Cabo Verde); trabalhou igualmente sobre usos excêntricos dos espaços públicos e práticas de 'cidadania insurgente' relacionadas aos fenómenos da migração extracomunitária (no âmbito da União Europeia). Hoje trabalha também o tema do alojamento estudantil na internacionalização universitária. Atualmente estuda o tema das Redes de Cidades no cenário internacional, sendo o CES observador dos trabalhos da Comissão de Inclusão Social,Democracia Participativa e Direitos Humanos da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). Desde 2007 está comprometido com a organização dos Encontros dos Municípios Lusófonos e com o Fórum de Poderes Locais (FORAL CPLP), criado no seio da CPLP em Março 2009. É membro do Standing Group on "Democratic Innovations" no European Consortium of Political Research (ECPR). No CES, desempenha ainda as funções de Coordenador-Executivo do Doutoramento "Democracia no século XXI", coordenando o Observatório "PEOPLEs':Participação, Inovação e Poderes Locais". Desde o 2002 tem sido "assistant professor" de Gestão Urbana e Analise do Território e dos Assentamentos na Universidade de Florença, Faculdade de Arquitetura. Coordenou cientificamente a área de formação do Programa "Orçamento Participativo Portugal", cofinanciado pela EQUAL, que desde 2008 formou mais de 600 técnicos e administradores municipais portugueses no campo do orçamento participativo. Também teve a coordenação científica do projeto europeu "PARLOCAL", gerido pela Provincia de Malaga, Espanha. Foi coordenador da Unidade Portuguesa dos Projetos UNISOST (coordenado pela Associação EStà - Economia e Sostenibilità, de Milão, Italia) e DUPLA-PAZ (coordenado pela ONG "Oikos" de Udine, Italia, e financiado pela Região Friuli Venezia Giulia). Atualmente, é Investigador Principal e coordenador geral do projeto internacional "EMPATIA. Enabling Multichannel PArticipation Through ICT Adaptations"(2015-2018), financiado pelo Horizon 2020, e membro da equipa dos projetos "Comunix. Active Youth Participation in Governance in Community Areas" (financiado pelo Erasmus+) e "URBiNAT - Urban Innovative and Inclusive Nature" (financiado pelo Horizon 2020 - Innovative Actions in the area of Smart Cities and Sustainabilty). Também é consultor do projeto de cooperação internacional "FOINCIDE - FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Y CIUDADADNO PARA EL DESARROLLO TERRITORIAL" (coordenado pela Associação de Municipios e Regiões da Suécia e o Departamento Nacional de Planeamento da Colômbia). É membro do Comite Gestor do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (coordenado pela UFMG de Belo Horizonte - Brasil) e membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ brasileiro: "Mobilidades? A vivência acadêmica internacional" do CNPQ brasileiro, coordenado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de S. Paulo e "Núcleo PRODEP - Teoria democrática, Sociedade Civil e Espaço Público" coordenado pela UFMG de Belo Horizonte. Atualmente, é co-presidente da Autoridade Independente para a Guarantia e a Promoção da Participação da Região Toscana (Itália), para o mandato 2014-2019. É membro do Conselho Académico do Institute for Political Ecology (IPE) em Zagreb, Croácia e do Conselho Cientifico do Doutoramento em Politicas Publicas da Universidade IUAV de Veneza. Foi fundador e cocoordenador do Festival de cinema e audiovisual chamado "Democracine" em Porto Alegre, Brasil, e coorganizador da Itinerância em Portugal do "Fest-Cineamazonia".

Allegretti, Giovanni (2018), Prefazione, in Bassoli, Matteo (org.), Democrazia diretta. Riflessioni a partire dal bilancio partecipativo. Roma: Aracne, 11-21

Ferreira, Isabel; Allegretti, Giovanni (2018), Local Democratic Innovations in Africa: macro-trends in a complex continent, in Elstub, Stephen; Escobar, Oliver (org.), Handbook of Democratic Innovations and Governance. Camberley, Surrey: Edward Elgar Publishing

Allegretti, Giovanni; Giacomozzi, Sara (2018), Construir o rio dos habitantes: a contribuição dos Contratos de Rio (CdR) lida atraves de alguns exemplos, in Peixoto, Paulo (org.), A água como património. Coimbra: Almedina