Maria Raquel Freire

rfreire@fe.uc.pt

Maria Raquel Freire, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002), é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada com Agregação de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É titular de uma Cátedra Jean Monnet. Leciona no primeiro ciclo de Relações Internacionais, no Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (com avaliação de desempenho excelente nos triénios 2011-2013 e 2014-2016). É atualmente diretora do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos - International Politics and Conflict Resolution, CES|FEUC (programa PD-F); e Coordenadora da Licenciatura e do Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Universidade de Santa Catarina, Brasil. É ainda membro do Conselho Executivo da Direção da European International Studies Association (EISA). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. O seu trabalho inclui publicações em revistas científicas como: European Politics and Society, European Review of International Studies, Journal of Balkan and Near Eastern Studies, East European Politics, European Security, International Peacekeeping, International Politics, Asian Perspective, Global Society, La Revue Internationale et Stratégique, Journal of Conflict, Security and Development, Relações Internacionais, entre outras. Tem publicados nestas áreas vários capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras. É autora, entre outros, de Conflict and Security in the Former Soviet Union: The Role of the OSCE, Routledge, Revival Series, 2018; A Rússia de Putin: Vectores Estruturantes de Política Externa, Almedina, 2011; organizadora de Política Externa: As Relações Internacionais em Mudança, Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), 2011; Consolidação da Paz e a sua Sustentabilidade: As missões da ONU em Timor-Leste e a contribuição de Portugal, IUC, 2015; co-organizadora de Competing for Influence: The EU and Russia in Post-Soviet Eurasia e de Russia and European Security, com Roger E. Kanet, Republic of Letters (2 vols.) 2012, bem como de Russia and Its Near Neighbours: Identity, Interests and Foreign Policy, também com Roger E. Kanet, Palgrave, 2012; A Política Externa Russa no Espaço Euro-Atlântico: Dinâmicas de cooperação e competição num espaço alargado, com Patricia Daehnhardt, IUC, 2014; Managing Crises, Making Peace: Towards a Strategic EU Vision for Security and Defense, com Maria Grazia Galantino, Palgrave, 2015; Segurança, Liberdade e Política: A Escola de Copenhaga em Português, com André Barrinha, Imprensa de Ciências Sociais, 2015.

Freire, Maria Raquel; Simão, Licínia (2019), Security Challenges in Russia-European Union Relations, in Roger E. Kanet (org.), Routledge Handbook of Russian Security. Oxon and New York: Routledge

Freire, Maria Raquel (2018), "European Union Foreign Policy in a Changing Geopolitical Context", Journal of the Belarusian State University - Sociology [Журнал Белорусского государственного университета - Социология], 2, 20-29

Freire, Maria Raquel (2018), A Ética do Construtivismo, in Maria do Céu Patrão Neves e Nuno Severiano Teixeira (org.), Ética Aplicada: Relações Internacionais. Lisboa: Edições 70