Maria Raquel Freire

rfreire@fe.uc.pt

Maria Raquel Freire, doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido (2002), é investigadora do Centro de Estudos Sociais, Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), e Professora Catedrática de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Leciona no primeiro ciclo de Relações Internacionais, no Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos. É Coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet PRONE na Universidade de Coimbra (Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours | PRONE), envolvendo colegas das Faculdades de Economia, Letras, e Ciências e Tecnologia. É ainda Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Universidade de Santa Catarina, Brasil. É Presidente da Assembleia da Faculdade de Economia e membro do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos para a paz, em particular peacekeeping e peacebuilding; política externa, segurança internacional, Rússia e espaço pós-Soviético. Tem várias publicações sobre estas temáticas.

Freire, Maria Raquel (2021), EU-Russia-US relations. Diverging visions on European security, in Tatiana Romanova and Maxine David (org.), The Routledge Handbook of EU-Russia Relations. Structures, Actors, Issues. London: Routledge

Freire, Maria Raquel (2021), "A Rússia na Agenda da Administração Biden", R:I Relações Internacionais, 69, 79-86

Freire, Maria Raquel; Simão, Licínia (2021), Peace and Security in the Age of Hybrid Wars, in Oliver P. Richmond and Gëzim Visoka (org.), The Oxford Handbook of Peacebuilding, Statebuilding, and Peace Formation. Oxford: Oxford University Press