Teresa Almeida Cravo

A Teresa Almeida Cravo é Investigadora do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É atualmente co-coordenadora do Doutoramento em Democracia no século XXI (FEUC-CES) e Visiting Fellow no African Studies Centre da Universidade de Oxford. Concluiu o Doutoramento no Departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge, sobre os discursos de sucesso e fracasso da comunidade doadora ocidental, em particular na sua relação com Moçambique e a Guiné Bissau. Tirou o Mestrado em Estudos sobre a Paz na Universidade de Bradford, no Reino Unido, e a Licenciatura em Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, assim como uma Pós-Graduação em Direitos Humanos e Democratização na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi Investigadora Visitante na Universidade de Westminster, em Londres, e na Universidade de Monash, em Melbourne. Esteve ainda como Associate no Belfer Center for Science and International Affairs da John F. Kennedy School of Government, na Universidade de Harvard, em 2010-2011, depois de ter detido uma Pre-doctoral Fellowship no mesmo centro, no Programa de Segurança Internacional e no Programa de Conflitos Intraestatais, de 2008 a 2010. A sua investigação debruça-se sobre paz e conflitos, segurança, desenvolvimento, intervencionismo e política externa, em particular no contexto lusófono.

Cravo, Teresa Almeida (2017), A Consolidação da Paz, in Branco, Sousa & Oliveira (org.), Incursões na Teoria da Resolução de Conflitos. Lisboa: EDIUAL, 319-347

Cravo, Teresa Almeida (2017), "Peacebuilding: Assumptions, Practices and Critiques", Janus.net - e-Journal of International Relations, 8, 1, 44-60

Santos, Sofia José; Araújo, Sara; Cravo, Teresa Almeida (2016), "Media Intervention in Post-war Settings: Insights from the Epistemologies of the South", Commons, 5, 2, 37-63