Antonieta Reis Leite

Antonieta Reis Leite (Angra do Heroísmo, 1975). Arquiteta e historiadora da arquitetura e urbanismo. É investigadora permanente do CES|Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é coordenadora do núcleo CCARQ Cidades, Culturas e Arquitetura. Doutorou-se em 2012 em Arquitetura, na especialidade de Teoria e História, pela Universidade de Coimbra, com a tese "Açores Cidade e Território. Quatro vilas estruturantes" (Instituto Açoriano de Cultura, 2015). Tem um Diploma de Estudos Avançados pela Universidade Pablo de Olavide | Sevilha (2005) onde completou o Curso de doutoramento em História del Arte y Arquitectura en Iberoamerica (2002-2004). É licenciada em Arquitetura, em 2000, pela Universidade de Coimbra com a tese "Angra, um porto no percurso da cidade portuguesa"(Atlântida, 2002). É investigadora associada do CHAM | Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, no grupo As Artes e a Expansão. É Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Leite, Antonieta Reis (2020), Ideias e formas de capitalidade nas "ilhas do mar Oceano ocidental" (1420-1580), in Maria Fernanda Bicalho e José Pessoa (org.), Capitalidade, Urbanismo, Sociabilidade e Patrimônio. Rio de Janeiro: Contra Capa, (to appear)

Leite, Antonieta Reis; Leitão, João Paulo (2020), "The new town of Angra (Terceira, the Azores): confirming a contested urban planning history using reverse historical analysis and flood modelling tools", Urban History (to appear), copy rights form, assinado em 12.2019

Leite, Antonieta Reis (2019), Defender almas e corpos nos Açores (1534 - c.1600). Arquitectura, urbanismo e fortificação, in Edite Alberto, Ana Paula Avelar, Margarida Sá Nogueira Lalanda, Paulo Catarino Lopes (org.), Martinho Lutero e Portugal: Diálogos, tensões e impactos. Lisboa: CHAM e Húmus, 321-334