Imagem inspirada na ilustração de Demirel Selçuk, disponível em: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html

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Apresentação

PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?

Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?

SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!

Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.

Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.

Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!

Informações

Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Maria José CarvalhoOlga Solovova, Inês LimaPaula SequeirosRita Alcaire e Isabel Matos (ex-officio) 

Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.

Quando?
2023/2024

Como?
Através de sessões a distância e presenciais

Para quem?

  • Participantes internos (i.e. com ligação ao CES) – doutorandos/as, investigadores/as juniores, investigadores/as permanentes e investigadores/as em pós-doutoramento
  • Funcionários/as CES
  • Participantes externos

Línguas:
Português e Inglês*

Convidados/as e Formadores/as:

  • Investigadores/as do CES, cujas publicações têm sido produzidas em diferentes línguas;
  • Bibliotecários/as e cientistas sociais e das humanidades;
  • Formadores/as que partilharão dicas e as suas técnicas preferidas;
  • Representantes das editoras nacionais e internacionais;
  • Participantes internacionais; Investigadores/as internacionais.


NOTA: A língua preferencial será o português contudo, poderá estar sujeita a alteração de acordo com a proveniência linguística dos/as convidados/as.

1.º Módulo
8.ª Edição (2023/2024)

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

1.ª Sessão | 13 de novembro de 2023 | 9h30-12h30 / 14h30-17h00 | CES-Alta (sala 2)
Recursos da BNS e Catálogos do SIBUC; Repositórios e Estudo Geral
Formadora: Maria José Carvalho

2.ª Sessão | 20 de novembro de 2023 | 9h30-12h30 | CES-Alta (sala 2)
Publicações periódicas e Factores de Impacto
Formadora: Maria José Carvalho

3.ª Sessão | 20 de novembro, 2023 | 14h30-17h00 | CES-Alta (sala 2)

Citar e Referenciar: Normas e Estilos: APA, MLA, Chicago
Formadora: Maria José Carvalho

4.ª Sessão | 27 de novembro de 2023 | CES-Alta (sala 8)
9h30-12h30 | Bases de DADOS. Formadora: Maria José Carvalho
14h30-17h00 | Zotero & Zotero Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficos. Formador: Francisco Freitas

5.ª Sessão | 28 de novembro de 2023  | CES-Alta (sala 8)
10h30-12h30 | Plano de Gestão de Dados. Formador: Pedro Príncipe (Online)
14h30-17h00Web of Science e Scopus: pesquisa e análise bibliométrica. Formadoras: Susana JarmeloLicínia Rodrigues Ferreira (Divisão de Promoção da Qualidade da UC)

6.ª Sessão | 11 de dezembro de 2023 | 10h00-13h00 | CES-Alta (sala 2)
Gestão e terapia do stress em contexto académico
Formador: Marco Pereira (Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra I Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental)


[Inscrições obrigatórias. Pagamento de 25€ pela totalidade das sessões. Informa-se que não haverá reembolso caso os/as inscritos/as não compareçam a alguma das formações]

Mais Informações e Inscrição
Visita Guiada
Visita à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

4 de dezembro de 2023, 10h00-13h00, Biblioteca Geral da UC

Inscrição gratuita, mas obrigatória, limitada a 20 pessoas.

Mais Informações e Inscrição
Oficina I
Desafio: Senta-te e Escreve

29 de janeiro de 2024, 10h00-12h00 | 14h00-17h30

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

As Oficinas Senta-te e Escreve do Ciclo Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao turbilhão destinam-se a partilhar boas práticas de escrita, em ambiente descontraído e concentrado. No âmbito destas sessões práticas, espera-se que os/as participantes aprendam a controlar o tempo de produção de escrita académica, compreendam a relevância do espaço e das rotinas/hábitos. A série estimulará os/as investigadores/as em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com outros/as participantes.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

Oficina de Escrita Académica -
 A escrita do 1º artigo coordenada por Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Limitada a 15 pessoas]
 

Mais Informações e Inscrição
Oficina II
Desafio: Senta-te e Escreve

28 de fevereiro de 2024, 09h45 - 18h00

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

As Oficinas Senta-te e Escreve do Ciclo Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao turbilhão destinam-se a partilhar boas práticas de escrita, em ambiente descontraído e concentrado. No âmbito destas sessões práticas, espera-se que os/as participantes aprendam a controlar o tempo de produção de escrita académica, compreendam a relevância do espaço e das rotinas/hábitos. A série estimulará os/as investigadores/as em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com outros/as participantes.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

Oficina de Escrita Académica -
 A escrita do 1º artigo coordenada por Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

1. As citações APA - 7.ª Edição  (9h45 - 12h)

12h- 14h Almoço

2. Plágio (14h às 15h30)

Senta-te e Escreve - 15h30 às 16h

(1 pomodoro - 25 +5 minutos);

16h Coffee break 

(1 pomodoro 16h30 às 17)

(1pomodoro 17h-17h30)

17h30 - 18h Revisão de textos e discussão

 

[Inscrição: 5€ | Limitada a 20 pessoas]

Mais Informações e Inscrição
2.º Módulo
8.ª Edição (2023/2024)

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais. Sobreviva ao turbilhão!

O Módulo 2 concentra-se na escrita académica em português e inglês, direitos de autor, gestão do espaço Orcid e Ciência Vitae, Abordagens de investigação na pesquisa em ciência social, e metodologias e métodos de investigação, e questões de avaliação das editoras e das revistas científicas.


Programa

1.ª Sessão | 18 de março, 2024 | 09h30 - 12h30 | 13h30 -15h30 | CES-Alta (sala 1)
Academic English/Academic Portuguese.Translate/ rephrase/ revise
Formadora: Kate Torkington (Universidade do Algarve)


2.ª Sessão | 19 de março, 2024 | CES-Alta (sala 2)

9h45 -11h30 | Direitos de Autor e o Direito à Liberdade de Informação
Formador: Alexandre Dias Pereira (Professor Associado de Direito Empresarial, Informático e Propriedade Intelectual na FDUC e investigador do seu Instituto Jurídico) 

11h30 -13h30 | Identificação do/a Investigador/a: Iniciação ao ORCID e ao CIÊNCIA VITAE
Formador: Francisco Freitas (CES)

15h00-16h30 | O arquivo, o campo e a escrita
Formador: João Arriscado Nunes (FEUC/CES)


3.ª Sessão | 27 de março, 2024 | CES-Alta [sala 8 (A+B)]
10h00 - 12h30 | Um lugar onde publicar e as editoras fraudulentas
14h30 - 16h30 | Ocultação, Desinformação e Realidades paralelas
Formadora: Paula Sequeiros (CES)


4.ª Sessão | 2 de abril, 2024 | CES-Alta (sala 2)
10h00 - 12h30 | Português académico: identidade do/a investigador/a e os variados discursos académicos
14h30 - 17h00 | Oficina de escrita académica - Língua portuguesa
Formadora: Joana Vieira Santos


5.ª Sessão | 10 de abril, 2024 | CES-Alta (sala 2)

10h00 - 12h30Oficina de Escrita — ou como não ser criativa
Formadora: Graça Capinha (FLUC/CES)

14h30 - 16h30Potencialidades e desafios das metodologias visuais
Formadora: Rita Campos (CES)


[Inscrições obrigatórias. Pagamento de 25€ pela totalidade das sessões. Informa-se que não haverá reembolso caso os inscritos não compareçam a alguma das formações]

Mais Informações e Inscrição
Dúvidas ou Sugestões

Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.