Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência, de 1 a 11 meses, no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Adriana Miranda Pimentel

No CES entre 1 de março e 29 de setembro de 2024, Adriana Miranda Pimentel é doutorada em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia. É docente permanente do Programa de Pó s-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (EISU/UFBA) onde desenvolve pesquisas sobre itinerários formativos de estudantes quilombolas, indígenas e com deficiência no ensino superior, assim como sobre adoecimento e saúde na Universidade; e também do Programa de Pós-Graduação em Ciê ncias da Reabilitação (ICS/UFBA) onde busca desenvolver pesquisas em torno de referenciais teórico-metodológicos críticos sobre deficiência e o campo da reabilitaçã o, a exemplo das Epistemologias do Sul. Ao longo da sua visita ao CES, levará a cabo o projeto “Os campos da deficiência e reabilitação no Sul Global: por outras epistemologias, metodologias e pedagogias que fortaleçam a produção de saberes e fazeres emancipatórios”..

Alfonso Valenzuela Aguilera

No CES entre 3 de junho de 2024 e 30 de abril de 2025, Alfonso Valenzuela Aguilera é doutorado em Urbanismo pela Universidad Nacional Autó noma de México. Professor da Universidad Autónoma del Estado de Morelos, ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “A financeirização nos mercados imobiliários da iberoamérica: tendências e implicações sociais”.

Andrej Grubacic

No CES entre 1 de outubro de 2023 e 1 de novembro de 2024, Andrej Grubacic é doutorado em Sociologia pela Binghamton University. Membro do Departamento de Antropologia e Mudança Social do California Institute of Integral Studies, ao longo da sua visita ao CES estudará e procurará compreender os espaços e práticas do exí lio, examinando de perto uma dimensão particular do exílio: os curdos sírios na região da confederação democrática de Rojava (Nordeste da Síria).

Elisa Lello

No CES entre 22 de abril e 31 de julho de 2024, Elisa Lello é doutorada em Sociologia pela Universidade Urbino Carlo Bo, onde é professora assistente. Ao longo da sua visita ao CES irá desenvolver o projeto intitulado “Building consensus on environmental policies by measuring their social and economic impact. An action-research project”.

Florian Kühn

No CES entre 29 de abril e 14 de junho de 2024, Florian Kühn, doutorado pela Helmut Schmidt University Hamburg, é professor nas Universidades de Gotemburgo, Suécia, e de Beyreuth, Alemanha. Ao longo da sua visita ao CES irá desenvolver debruçar-se sobre temas das Relaç ões Internacionais e Estudos para a Paz.

Jana Hönke

No CES entre 29 de abril e 14 de junho de 2024, Jana Hönke, doutorada pela Freie Universität Berlin, é professora na Universidade de Beyreuth, Alemanha. Ao longo da sua visita ao CES irá desenvolver debruçar-se sobre temas das Relações Norte|Sul, Governação Global, Intervencionismo e Estudos Africanos.

Janis van der Westhuizen

No CES entre 1 e 27 de junho de 2024, Janis van der Westhuizen é doutorado em Ciência política pela Dalhousie University, Canada. É professor no departamento de Ciência Política na University of Stellenbosch, África do Sul e investigador do BRICS Policy Centre. Ao longo da sua visita ao CES estará debruçado sobre temas próximos às Linhas Temáticas “Europa e o Sul global: patrimónios e diálogos” e “Capitalismo (Semi)Periférico: Crises e Alternativas”.

Marta Maicas Pérez

No CES entre 20 de maio e 19 de agosto de 2024, Marta Maicas Pérez é investigadora do INGENIO CSIC-Universitat Politècnica de València e professora na Universidade de Valência. Atualmente, está envolvida em projetos de investigação a nível europeu, designadamente o projeto SWIFT -Supporting Women-Led Innovation in farming territories, focado no fortalecimento da organização de mulheres ligadas à agroecologia e ao mundo rural e o projeto CLIMALBIO - LINCGLOBAL2023 que visa estabelecer uma rede transdisciplinar de comunicação bidirecional e de transferência de conhecimentos centrada na alimentação, na biodiversidade e na saúde global entre Espanha, Equador e Argentina. As suas principais áreas de interesse englobam metodologias feministas de organizaç ão, facilitação e processo de trabalho em organizaç ões da sociedade civil e ativistas, em especial da Economia Solidária e metodologias de investigação participativa feminista.