Investigadores/as Visitantes

O título de investigador/a visitante é atribuído ao investigador que desenvolva períodos de permanência, de 1 a 11 meses, no Centro de Estudos Sociais com o objetivo de desenvolver atividades de investigação e de reforço da cooperação interinstitucional.

Berenice Alves de Melo Bento

No CES entre 1 de agosto de 2022 e 14 de agosto de 2023, Berenice Bento é Doutorada em Sociologia pela Universidade de Brasília e fez investigação pós-doutoral na City University of New York/EUA. Além de publicar em periódicos nacionais e internacionais, é autora dos livros “A reinvenção do corpo: gênero e sexualidade na experiência transexual”(Garamond, 2006, 1a. ed./ EdUFRN, 2014, 2a. ed.); “O que é transexualidade “ (Coleção Primeiros Passos/Brasiliense, 2012, 2ª. ed.) e “Homem não tece dor: queixas e perplexidades masculinas” (EdUFRN, 2013); “Estrangeira: uma paraíba em Nova Iorque” (Annablume, 2016); “Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos” (EDUFBA, 2017); “Brasil, ano zero: gênero, violência, Estado”(EDUFBA, 2021) . Realiza pesquisas na interface entre Sociologia e Antropologia, nos temas: decolonialidades, estudos queer, direitos humanos e marcadores sociais da diferença (sexualidade, género, raça/etnia). Foi agraciada em 2011 com o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos. Ao longo da sua visita ao CES irá debruçar-se sobre o projeto intitulado “O ‘ventre livre’ das mulheres escravizadas em Portugal”.

Iván Alvarado Castro

No CES entre 5 de setembro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, Iván Alvarado Castro é doutorado em Antropologia pela Universidad Autónoma de Madrid. As suas linhas de trabalho desenvolvem-se nos processos de subjeção política através da praxis artística e do desenvolvimento comunitário, bem como na articulação das Ilhas Canárias dentro da teoria pós-colonial.

Martha Marandino

No CES entre 8 de novembro de 2022 e 30 de janeiro de 2023, Martha Marandino é doutorada em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, é coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus. É docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Colabora no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Fiocruz. Possui projetos de pesquisa, publicações e orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado com temas como ensino de ciências, ensino de biologia, divulgação científica e educação em museus. Foi diretora do Centro de Preservação Cultural da USP/CPC/USP (2018-2022) e é vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP. Ao longo da sua visita ao CES levará a cabo a pesquisa “Biodiversidade (Des)Colonizada: estudo exploratório sobre exposições de museus de ciências naturais”.

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 29 de novembro de 2022 e 13 de março de 2023, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, tem lecionado e investigador em teoria e história da arquitetura e do urbanismo desde 2007, unidades curriculares de história da arquitetura antiga, medieval e moderna, e investiga a história da construção luso-brasileira bem como a teoria da morfologia urbana e da preservação do património. Participa de redes de investigação em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Urbanização vernacular na era industrial em Coimbra”.