Luciane Lucas dos Santos

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), de que foi co-coordenadora até Março de 2021. Co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES) e o Grupo de Trabalho Policredos. Integra a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta e investigadora na Universidade do Estado do Rio de janeiro, onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Migrou dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos, dedicando-se aos estudos do consumo e da economia, particularmente a feminista. Relativamente à investigação, são seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Lucas dos Santos, Luciane; Cavalcanti, Vanessa (2021), "Economias Feministas em Tempo Presente - Entrevista com Luciane Lucas dos Santos", Revista Feminismos, 9, 1

Lucas dos Santos, Luciane (2019), Broadening the economic imagery through European complementary currencies: citizen-driven economic initiatives and community autonomy as key concepts, in Sandra Lima Coelho e Gonçalo Marcelo (org.), Ética, Economia e Sociedade: questões cruzadas. Porto: Universidade Católica Editora, 343-364

Laville, Jean-Louis; França Filho, Genauto; Eynaud, Philippe; Lucas dos Santos, Luciane (2019), Social enterprise as a tension field: a historical and theoretical contribution based on the Sociology of Absences and Emergences, in Luiz Inácio Gaiger, Marthe Nyssens and Fermanda Wanderley (org.), Social Enterprise in Latin America: Theory, models and practice. New York and London: Routledge, 262-285