Luciane Lucas dos Santos

Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), bem como o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). Integra a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI" (na condição de docente colaboradora) e a equipa de investigadores/as do Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS). É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta e investigadora na Universidade do Estado do Rio de janeiro, onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico. Migrou dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos, dedicando-se aos estudos do consumo e da economia, particularmente a feminista. Relativamente à investigação, são meus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Lucas dos Santos, Luciane (2019), Broadening the economic imagery through European complementary currencies: citizen-driven economic initiatives and community autonomy as key concepts, in Sandra Lima Coelho e Gonçalo Marcelo (org.), Ética, Economia e Sociedade: questões cruzadas. Porto: Universidade Católica Editora, 343-364

Laville, Jean-Louis; França Filho, Genauto; Eynaud, Philippe; Lucas dos Santos, Luciane (2019), Social enterprise as a tension field: a historical and theoretical contribution based on the Sociology of Absences and Emergences, in Luiz Inácio Gaiger, Marthe Nyssens and Fermanda Wanderley (org.), Social Enterprise in Latin America: Theory, models and practice. New York and London: Routledge, 262-285

Lucas dos Santos, Luciane; Banerjee, Swati (2019), Social enterprise: a western concept to decolonise? Towards emancipation and solidarity enterprise, in Jean-Louis Laville, Philippe Eynaud, Luciane Lucas dos Santos, Swati Banerjee and Lars Hulgard (org.), Theory of Social Enterprise and Pluralism: solidarity economy, social movements, and Global South. London, NY: Routledge, 3-17