Luciane Lucas dos Santos

Sou investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Sou doutorada em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Tenho trabalhado como professora e investigadora por cerca de 20 anos, tendo construído uma longa carreira académica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Atualmente, integro a equipa docente colaboradora do Doutoramento "Democracia no Século XXI". Também integro como membro permanente, desde 2008, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária no CES (ECOSOL-CES). Fui professora convidada no Brasil entre 2016 e 2018 (Universidade Federal do Sul da Bahia), tendo integrado a equipa docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutoramento) em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB). Anteriormente, fiz parte da equipa de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, projeto internacional financiado pela European Research Council (ERC) e coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Depois de lecionar, trabalhar e escrever sobre questões de consumo por 14 anos, dez dos quais em Portugal, tenho vindo a me dedicar, nos últimos seis anos, ao campo das Outras Economias, particularmente as periféricas e populares, a partir de uma perspetiva feminista. Ao longo dos últimos anos, tenho contribuído com instituições, coletivos de cidadãos e projetos nacionais e internacionais nos seguintes temas: moedas complementares e sociais, mercados de troca, economias solidárias e comunitárias, educação para a sustentabilidade, objetivos de desenvolvimento sustentável (agenda 2030). Relativamente à investigação, são meus temas de interesse: estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias, Economia Feminista, Economia Solidária, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.

Lucas dos Santos, Luciane; Banerjee, Swati (2019), Social enterprise: a western concept to decolonise? Towards emancipation and solidarity enterprise, in Jean-Louis Laville, Philippe Eynaud, Luciane Lucas dos Santos, Swati Banerjee and Lars Hulgard (org.), Theory of Social Enterprise and Pluralism: solidarity economy, social movements, and Global South. London, NY: Routledge

Lucas dos Santos, Luciane; Hillenkamp, Isabelle (2019), The domestic domain within a postcolonial and feminist reading on social enterprise: towards a substantive and gender-based concept of solidarity enterprise, in Jean-Louis Laville, Philippe Eynaud, Luciane Lucas dos Santos, Swati Banerjee and Lars Hulgard (org.), Theory of Social Enterprise and Pluralism: solidarity economy, social movements, and Global South. London, NY: Routledge

Livro

Laville, Jean-Louis; Eynaud, Philippe; Lucas dos Santos, Luciane; Banerjee, Swati; Hulgard, Lars (orgs.) (2019), Theory of Social Enterprise and Pluralism: solidarity economy, social movements, and Global South. London, NY: Routledge