Rui Lobo

rlobo@uc.pt

Rui Lobo (Lourenço Marques/Maputo, 1970) é investigador do CES e professor auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde lecciona desde 1994. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade de Coimbra em 1994, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na FCTUC em 2000 e doutorou-se em 2010, na Universidade de Coimbra, com a tese "A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitectura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna". Tem produzido investigação em história da arquitectura e do urbanismo, em particular no campo da história da arquitectura, das tipologias e do urbanismo universitários e no campo da história da arquitectura portuguesa e da arquitectura jesuita. Foi Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC entre 2011 e 2015. Foi Subdiretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC entre 2015 e 2018. É Vice-Coordenador do Curso de Doutoramento em Arquitetura (Coimbra-Studio) da FCTUC, desde Maio de 2014.

Livro

Lobo, Rui; Couceiro, Mauro Costa (orgs.) (2019), Caminhos Futuros do Património Desaparecido. Colóquio Internacional sobre reconstituições 3D de património arquitetónico desaparecido. Coimbra: Centro de Estudos Sociais

Campos Sotelo, Pablo; Lobo, Rui; Sevilla, Rogelio (2018), "La arquitectura como utopía planificada en la Universidad: una lectura transversal de paradigmas vigentes", Anales de la Real Academia de Doctores, Vol.3, -, 37-63

Lobo, Rui (2018), El Colegio de España y la arquitectura universitaria ibérica, in Manuel Parada López de Corselas (org.), Domus Hispanica. El Real Colegio de España y el cardenal Gil de Albornoz en la Historia del Arte. Bolonha: Bononia University Press, 269-284