Madalena Alarcão

Madalena Alarcão é doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra e Professora Associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da mesma universidade (FPCEUC). É terapeuta familiar e membro supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Os seus interesses de investigação e atividade docente organizam-se em torno da família e da promoção do seu bem-estar. Adotando uma perspetiva sistémica, tem investigado nas áreas da educação parental, das competências parentais, da violência familiar, das redes sociais e do processo terapêutico. Tem lecionado na área da sistémica e da intervenção sistémica e familiar, ao nível do Mestrado Integrado em Psicologia (área da Psicologia Clínica e Forense ) e do Programa Interuniversitário em Psicologia Clínica, Psicologia da Família e Intervenção Familiar.

Relva, I.; Alarcão, Madalena; Harrison, N.; Fernandes, O. (2020), Non-lethal physical abuse of siblings, in T. K. Shackelford (org.), Sage Handbook of Domestic Violence. Oakland University

Francisco, Simões; Manuela, Calheiros; Alarcão, Madalena (2020), Youth mentoring and multiple social support attunement: Contributions to understand youth social development and well-being., in Ò. Prieto-Flores & J. Feu (org.), Mentoring child and young people for social inclusion: Global approaches to Empowerment.. London: Routledge

Veiga, Sofia; Bertão, Ana; Alarcão, Madalena (2019), "Os primeiros meses na dança relacional mãe-bebé(s): desafios decorrentes da situação gemelar", Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2, 2, 83-90