TRANS-Lighthouses
Para além do verde - Faróis de soluções transformadoras baseadas na natureza para comunidades inclusivas

1 de maio de 2023 a 31 de outubro de 2026
Resumo

O projeto TRANS-lighthouses assume como objetivo compreender as potencialidades e limitações no desenho e implementação de soluções baseadas na natureza. Fundamentado em evidências materiais e imateriais, propõe-se contribuir para repensar e ressignificar os principais elementos que compõem a complexidade da criação de soluções social e ecologicamente justas. Como projeto financiado pela União Europeia, com duração de maio de 2023 a outubro de 2026 e com um orçamento de quase 6 milhões de euros, TRANS-lighthouses pretende fortalecer a dimensão sociopolítica como parte da agenda pública das soluções baseadas na natureza e de uma mudança sistêmica.

O TRANS-lighthouses também integra uma rede de “faróis” (lighthouses) em áreas urbanas, rurais, costeiras e florestais. Os “faróis” são uma metáfora para um conjunto de arranjos de governação e instrumentos locais, no âmbito de redes e grupos consertados de múltiplos atores. Estão direcionados para melhorar as contribuições das soluções baseadas na natureza e alcançar, de forma integrada, objetivos ecológicos, sociais e económicos. Para tanto, serão testados novos modelos de governação, bem como abordagens e ferramentas de cocriação em projetos de pequena escala mas de ampla projeção, que podem ser aprimorados ao longo do tempo.

Assim, cada farol é composto por laboratórios de conhecimento vivo, casos de avaliação, casos-piloto e parceiros associados internacionais. Nestes espaços, a interação de diferentes conhecimentos, experiências e papéis apoiará a avaliação de soluções em curso e a testagem de novas. Desta forma, pretende-se priorizar as perspectivas dos cidadãos, em diálogo com outros atores interessados para a sua co-criação.

O consórcio do projeto TRANS-lighthouses compreende centros de investigação e inovação, instituições políticas e organizações da sociedade civil, com 19 parceiros europeus de 10 países. Em termos de cooperação internacional, o TRANS-lighthouses integra ainda 9 parceiros associados de 7 países das Américas, África e Ásia.

Resultados

A ambição do projeto é de se tornar uma referência europeia quanto a desafios sócio-políticos, no intuito de apoiar localmente projetos e soluções baseados na natureza.  A avaliação dos benefícios e efeitos de soluções já desenvolvidas visa  reconhecer práticas e disseminar orientações económica e socialmente mais justas para a sua implementação.

A sigla do projeto TRANS-lighthouses significa portanto:

• transformador (Transformative), visando contribuir para o pleno potencial das soluções baseadas na natureza junto às comunidades;
  • reflexivo (Reflexive), fundamentado na avaliação e análise crítica;
  • ativista (Activist), voltado para mudanças socioeconómicas e políticas;
  • em rede (Networked), ao atuar em conjunto, permeando fronteiras, disciplinas e setores;
  • soluções (Solutions), para uma governação multidimensional e baseada na natureza;
  • faróis (lighthouses), conduzindo a investigação em conjunto com a ação.

ROSKILDE UNIVERSITET

TECHNISCHE UNIVERSITAET MUENCHEN

THE CYPRUS INSTITUTE

CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE CNRS