Apresentação

COORDENAÇÃO: Adriana Bebiano e Rosa Monteiro


TEMÁTICA | OBJETIVOS

TEMÁTICA

O doutoramento em Estudos Feministas é um programa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em colaboração com o Centro de Estudos Sociais.

O doutoramento em Estudos Feministas tem um perfil marcadamente interdisciplinar e pretende familiarizar as/ os estudantes com formação anterior em áreas diversas com um amplo número de questões e de metodologias relevantes para os Estudos Feministas/Estudos sobre Mulheres/Estudos de Género. Os seis seminários curriculares incluem-se nas áreas das Humanidades e da Sociologia.

O objetivo é preparar as/os estudantes para um mundo em que, apesar de todos os avanços conseguidos no âmbito da equidade sexual, a hierarquização sexual e a misoginia perduram e nem sempre são óbvias, tornando-se assim imperativa a aquisição da consciência dos discursos normativos que constroem imagens das mulheres, homens e pessoas não-binárias, enquadram o seu comportamento e definem os seus papéis sociais.

A análise de dados empíricos sobre a pluralidade de vivências dos indivíduos é articulada com instrumentos conceptuais indispensáveis à investigação avançada.

O programa de Doutoramento em Estudos Feministas teve início em 2015/2016 e foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2020 por 6 anos. O Programa é oferecido bienalmente, abrindo assim uma nova edição cada dois anos.

OBJETIVOS

O curso tem por objetivo dar formação avançada na área científica de Estudos Feministas a estudantes de várias proveniências disciplinares. Pretende que as/os alunas/os:

- ganhem consciência crítica da posição do sujeito no próprio processo de produção do conhecimento, bem como da política subjacente à sua institucionalização;
- ganhem consciência dos discursos normativos que constroem, no passado e atualmente, imagens das mulheres que enquadravam o seu comportamento e definem os seus papéis;
- adquiram conhecimento de dados empíricos e métodos para sua análise sobre a pluralidade de vivências de mulheres, homens, e pessoas não-binárias, incluindo as elites e os grupos subalternizados;
- adquiram métodos e instrumentos conceptuais e operativos indispensáveis à investigação e produção académica nesta área de investigação ao nível de doutoramento.

O curso oferece um ambiente estimulante em que se prioriza o debate entre discentes como forma privilegiada de aprendizagem. Os seminários dão importância a abordagens e metodologias interdisciplinares, e possibilitam a construção de um currículo em teorias feministas realmente abrangente.

Mariacristina Migliore, em tese (Itália)

"O programa foi a melhor escolha que eu fiz. Desde o primeiro semestre a troca com as docentes e as discentes foi extremamente enriquecedora. Cresço a cada momento como investigadora, estudante e ativista feminista e devo tal progresso ao ambiente acolhedor e de aprendizagem integrada que o CES proporciona."

Marina Faria, em tese (Brasil)