COORDENAÇÃO: Hermes Augusto Costa

TEMÁTICA | OBJETIVOS

TEMÁTICA

Este programa de formação académica aprofundada em Sociologia é dirigido a licenciados/as e mestres que tenham concluído uma formação anterior na mesma área, quer aos/às candidatos/as de outras origens, com formação em sociologia ou áreas afins, ou com outra formação mas cujos interesses e curriculum académico ou profissional sejam considerados adequados a este ciclo de estudos.

O programa funciona em estreita ligação às atividades de pesquisa desenvolvidas no Centro de Estudos Sociais, enquanto instituição de acolhimento.

O programa de Doutoramento em Sociologia – Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo teve início em 2008/2009 e foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2020 por 6 anos. O Programa é oferecido bienalmente, abrindo assim uma nova edição cada dois anos.

OBJETIVOS

O seu principal objetivo é a formação avançada nas áreas sociais diretamente ligadas às políticas sociais e do emprego, bem como no campo do diálogo social e resolução de conflitos laborais, e ainda as relativas aos problemas da igualdade sexual, do sindicalismo e dos movimentos sociais. Destina-se a contribuir para: a) alargar o conhecimento científico nas ciências sociais em áreas consideradas decisivas para a compreensão das transformações sociais em curso, no atual contexto nacional e global; b) desenvolver as qualificações e competências profissionais ou associativas aprofundando a análise e o diagnóstico crítico em torno destas temáticas.

Uma escolha acertada foi a opção pelo Doutoramento na UC em parceira com o CES, em função da qualidade da infraestrutura e da possibilidade de compartilhar saberes e experiências, as diversas linhas temáticas possibilitam ampliar fronteiras pessoais e coletivas no campo do conhecimento.

Robson Thomaz, 2.º ano (Brasil)

"O programa permite-me discutir sobre questões centrais a respeito da temática social, trabalhista e sindical com pessoas de enorme conhecimento e relevância no debate académico. A dedicação com o desenvolvimento do estudo pelos professores é determinante para minha excelente avaliação do curso."

Vítor Godoi, em tese (Brasil)