Olga Solovova

Olga Solovova é investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. É Doutorada em Letras (Sociolinguística) pela Universidade de Coimbra (2014). Dentro do CES, co-coordena, com a Doutora Maria José Carvalho da Biblioteca Norte-Sul, a organização e implementação do ciclo anual de formação avançada "Publicar sem perecer: Sobreviver ao turbilhão" orientado para as/os investigadoras/es em início de carreira, que já vai na sua terceira edição. É também consultora scientífica na equipa do projeto nacional "(De)Othering: Deconstructing Risk and Otherness in the Media", coordenado pela Doutora Gaia Giuliani e Doutora Sílvia Roque, em curso no CES. Neste momento e até Setembro de 2020, Olga Solovova é bolseira Marie Sklodowska Curie e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Multilinguismo na Sociedade ao longo da Vida (MultiLing) na Universidade de Oslo, Noruega, com um projeto sobre o papel da língua russa na economia multilingue da fronteira entre a Rússia, Noruega e Finlândia. Os seus interesses de investigação centram-se em questões de ideologia linguística e políticas de língua, construções discursivas de identidade cultural em sociedades multilingues, abordagens multilingues à literacia e alfabetização, abordagens semióticas à construção do espaço social.

Capinha, Graça; Keating, Clara; Lechner, Elsa; Solovova, Olga (2018), "Tessituras: da poética e da política nos espaços das migrações", e-cadernos CES, 29, 99-124

Solovova, Olga; Santos, Joana Vieira; Veríssimo, Joaquim (2018), "Publish in English or perish in Portuguese: Struggles and constraints on the semiperiphery", Publications, 6, 2, 25

Solovova, Olga (2018), "Opening up ideological spaces for multilingual literacies at the margins of the Portuguese education system? Ethnographic insights from a Russian complementary school", International Journal of Sociology of Language, Special issue "Discourses about Literacy: Critical, Historical and Ethnographic Research in Brazil, Portugal and Timor-Leste"