Marta Araújo

Marta Araújo é Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde desenvolve investigação no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) e lecciona nos Programas de Doutoramento "Democracia no Século XXI" e "Human Rights in Contemporary Societies". É Investigadora Visitante na Universidade de Helsínquia (2018-2020) e Docente Convidada na "Black Europe Summer School" (International Institute for Research and Education - IIRE, Amsterdão). Tem publicado internacionalmente e integra o Conselho Editorial de publicações sobre sociologia, raça e educação no Brasil, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Portugal. Tem estado activamente envolvida em actividades de extensão, tanto com movimentos sociais de base como com escolas. Marta Araújo doutorou-se pela Universidade de Londres (Department of Educational Foundations and Policy Studies, Institute of Education), em 2003, com uma tese no âmbito da Sociologia da Educação sobre o impacto racializado das políticas públicas, mostrando como as iniciativas do Novo Partido Trabalhista de finais dos anos 90 perpetuaram as desigualdades raciais na educação. Desde então, tem expandido o seu trabalho de investigação para abordar a (re)produção e os desafios ao eurocentrismo e ao racismo, em duas linhas complementares: 1) eurocentrismo, produção de conhecimento, disseminação da história e lutas políticas; 2) políticas públicas, desigualdades raciais e lutas anti-racistas, com interesse particular pela educação. Supervisiona e acompanha o trabalho de estudantes de doutoramento e investigadores em pós-doutoramento (inter)nacionais sobre estes e outros temas relacionados.

Araújo, Marta; Maeso, S.; Ramos, M. (2019), Countering Islamophobia in Portugal, in Ian Law, Amina Easat-Daas, Arzu Merali, Salman Sayyid (org.), Countering Islamophobia in Europe. Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan, 183-212

Araújo, Marta; Maeso, Silvia Rodríguez (2019), El poder del racismo en la academia: producción de conocimiento y disputas políticas, in Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins (org.), El pluriverso de los derechos humanos. La diversidad de las luchas por la dignidad. Madrid: Akal

Araújo, Marta; Maeso, Silvia Rodríguez (2019), O poder do racismo na academia: produção de conhecimento e disputas políticas, in Boaventura de Sousa Santos e Bruno Sena Martins (org.), O pluriverso dos direitos humanos. A diversidade das lutas pela dignidade. Belo Horizonte: Autêntica