António Pinto Ribeiro

António Pinto Ribeiro é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi diretor artístico e curador responsável em várias instituições culturais portuguesas, nomeadamente da Culturgest e da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi comissário geral de "Passado e Presente - Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017". Os seus principais interesses de investigação desenvolvem-se na área da arte contemporânea, especificamente africanas e sul-americanas. Das suas publicações destacam-se: o seu último livro de autor "África os quatro rios - A representação de África através da literatura de viagens europeia e norteamericana" (2017) e a organização dos dois volumes "O Desejo de Viver em Comum" (2018) no âmbito das conferência da Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017.

Livro

Pinto Ribeiro, António (orgs.) (2019), O Desejo de Viver em Comum - Vols. 1-2. Lisboa: Tinta da China

Livro

Pinto Ribeiro, António (2017), África os quatro rios - A representação de África através da literatura de viagens europeia e norteamericana. Porto: Edições Afrontamento