Tatiana Moura

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz), Coordenadora do Promundo Portugal desde 2014 e Diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018. Entre 2011 e 2019 foi Diretora Executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil), uma ONG internacional com escritórios no Brasil; EUA, República Democrática do Congo e Portugal que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Licenciada em Relações Internacionais pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, masculinidades, violência urbana e novíssimas guerras. Nos últimos quinze anos tem coordenado projectos sobre masculinidades, juventude e violências e trajetórias de não violência em contextos periféricos, em particular na América Latina. Publicou, em 2005, Entre Atenas e Esparta. Mulheres, Paz e Conflitos Armados, Coimbra: Quarteto Editora; em 2007, Rostos Invisíveis da Violência Armada. Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 7Letras; em 2009, Auto de Resistência. Relatos de familiares de vítimas da violência armada; em 2010 Novissimas Guerras. Espacos, Identidades e Espirais da Violencia Armada, Coimbra: Almedina; em 2013, "Missed Connections: Representations of Gender, (Armed) Violence and Security in Resolution 1325", RCCS Annual Review, 5, 3-31 (com Sílvia Roque e Rita Santos) e em 2016, Violência e armas de fogo em Portugal, organizado com Rita Santos e José Manuel Pureza (Editora Almedina).

Moura, Tatiana; Fernandez, Marta; Page, Victoria (2020), Power from the peripheries: Arts, cultures of equality and southern perspectives, in Suzanne Clisby, Mark Johnson & Jimmy Turner (org.), Theorising Cultures of Equality. London, UK: Routledge

Borde, Elis; Page, Victoria; Moura, Tatiana (2020), "Masculinities and nonviolence in contexts of chronic urban violence.", INTERNATIONAL DEVELOPMENT PLANNING REVIEW

Santos, Rita; Peça, Marta; Moura, Tatiana (2016), Acentuando desequilíbrios: armas de fogo e violência doméstica em Portugal, in Rita Santos, Tatiana Moura e José Manuel Pureza (org.), Violência e Armas de fogo em Portugal. Coimbra: Almedina, 263-336