Tatiana Moura

Feminista, mãe e Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC),integra a linha temática A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos e co-coordena o Observatório Masculinidades.pt e diversos projetos nacionais e internacionais sobre masculinidades e prevenção de violência de género com um impacto relevante na produção de contribuições para programas e políticas públicas de igualdade de género e masculinidades em Portugal e no contexto europeu. É membro da Comissão Permanente do Conselho Científico, diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo/UniPeriferias (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018, Senior Fellow De Equimundo: Center for Masculinities and Social Justice (Washington DC, EUA), membro da Aliança Global MenEngage e cofundadora e membro do Comité Diretivo da Rede MenEngage Ibéria desde 2018. Entre 2011 e 2019 foi diretora executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil). Nos últimos vinte anos, tem coordenado projetos sobre masculinidades, juventude e violências e trajetórias de não violência em contextos periféricos, em particular na América Latina e Europa. É Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Licenciada em Relações Internacionais pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, masculinidades, violência urbana e novíssimas guerras. É autora de um vasto conjunto de publicações científicas, das quais se destacam, mais recentemente, "Power from the peripheries: Arts, cultures of equality and southern perspectives" (2021; in Suzanne Clisby, Mark Johnson & Jimmy Turner (eds. ), Theorising Cultures of Equality. London, UK: Routledge) e"Societal Violence and Masculinities: understanding linkages in and outside of wars" (2022; in Untapped Power: Leveraging Diversity and Inclusion for Conflict Resolution and Development, edited by Koppell, Carla. New York: Oxford University Press).

Moura, Tatiana (2024), "Boys have to step on, or to be stepped on": A comparative study on masculinities, gender, and violence among at-risk youth in Portugal, Spain, and Croatia, in Suarez, Moura e Pimenta (org.), Give Peace a Chance: local experiences for global challenges, Book series Twenty-first Century Perspectives on War, Peace, and Human Conflict. London: Palgrave Macmillan

Moura, Tatiana; Caruso, Haydée; Mascarenhas, Marta; Rolino, Tiago (2024), X-MEN breaking the chains of the intergerational cycle of violence, in Suarez, Moura e Pimenta (org.), Give Peace a Chance: local experiences for global challenges, Book series Twenty-first Century Perspectives on War, Peace, and Human Conflict. London: Palgrave Macmillan

Livro

Moura, Tatiana (2023), KINDER - Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children's Education. Coimbra: CES/UC