Susana Costa

Susana Costa é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Atualmente desenvolve uma investigação sobre as "Configurações da tecnologia de ADN no sistema de justiça criminal português: análise de casos judiciais e perspetivas dos juízes". Docente no Mestrado de Criminologia do ISMAI nas disciplinas de Desvio, Crime, Controlo, Mudança Social e Orientação da Dissertação. Foi bolseira da FCT e doutoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra entre 2005 e 2009 com a tese "Filhos da (sua) mãe. Actores Institucionais, Perícias e Paternidades no Sistema Judicial Português. Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com a tese "A Justiça em Laboratório. A identificação por perfis genéticos de ADN. Entre a harmonização transnacional e a apropriação local" (2001). Em 1996 licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação têm-se focado nos últimos anos nas relações entre a ciência e o direito e o uso do DNA no auxílio à justiça. As suas investigações centram-se nos estudos sociais da ciência, sociologia da ciência, sociologia do direito. Autora de dois livros: Costa, Susana "A Justiça em Laboratório", Almedina, 2003; Costa, Susana, "Filhos da (sua) mãe", Almedina (2012); e co-autora de outros, destacando-se, Costa, Susana e Helena Machado, "A ciência na luta contra o crime", Humus e de vários artigos em revistas científicas

ORCID

Notícias

2019-06-01 Expresso [Revista]

Os bebés que nascem sem mãe

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Costa, Susana; Santos, Filipe (2019), "The social life of forensic evidence and the epistemic sub-cultures in an inquisitorial justice system: Analysis of Saltão case", Science and Justice

Artigo em Revista Científica

Costa, Susana (2017), "Visibilities, invisibilities and twilight zones at the crime scene in Portugal", New Genetics and Society, 36, 4, 375-399

Capítulo em Livro

Costa, Susana (2017), O aparato forense e os entendimentos socioculturais na investigação criminal em Portugal, in Helena Machado (org.) (org.), Genética e Cidadania. Porto: Afrontamento, pp. 87-109