Atuais interesses de investigação

Políticas públicas, particulamente sobre (anti-)racismo, 'integração' e educação

Eurocentrismo e o ensino de questões 'sensíveis' (ex: colonialismo, escravização).

Projetos de investigação

2018 - 2019 - "External researcher in the project 'The Power of Narratives: Democracy and Media in Political Turmoil'", coordenado por Guðmundur Hálfdanarson, School of Humanities at the University of Iceland, financiado por Joint Committee for Nordic Research Councils in the Humanities and Social Sciences (NOS-HS).

2017 - 2018 - "Countering Islamophobia Through the Development of Best Practice in the use of Counter-Narratives in EU Member States", coordenado por Ian Law, University of Leeds, financiado por European Commission (JUST/2015/ACTION GRANTS).
              - University of Leeds
              - University of Liege
              - University of Coimbra
              - Islamic Human Rights Commission

2016 - 2019 - "O combate ao racismo em Portugal: uma análise de políticas públicas e legislação antidiscriminação ", coordenado por S. Maeso, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

2011 - 2013 - "Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça urbana", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
    Parceiros Projeto:
              - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

2010 - 2013 - "The semantics of tolerance and (anti-)racism: public bodies and civil society in comparative perspective", coordenado por Boaventura de Sousa Santos, financiado por European Commission: 7th Framework Programme.
              - The Danish National Centre for Social Research
              - Europa-Universität Viadrina - Frankfurt
              - Centro de Estudios sobre la Identidad Colectiva: Universidad del País Vasco
              - Grupo para el Estudio de las Identidades Socioculturales en Andalucía: Universidad de Sevilla
              - Centre for Ethnicity & Racial Studies: University of Leeds

2008 - 2012 - "'Raça' e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história", na qualidade de investigador responsável, financiado por FCT (FCOMP-01-0124-FEDER-007554).
    Parceiros Projeto:
              - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

2003 - 2005 - "(In)Disciplina, (In)Sucesso e (Des)Abandono Escolar nos percursos educativos de alunos de minorias étnicas", na qualidade de investigador responsável, financiado por Bolsa de Pós-Doutoramento - FCT (SFRH/BPD/14672/2003).

1998 - 2003 - "Discipline, selection and pupil identities in a Fresh Start school: a case study", na qualidade de investigador responsável, financiado por Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa

International Sociology Association (ISA) - Research Committee on Racism, Nationalism and Ethnic Relations

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação