Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Araújo, Marta (2019), coordenação do Construir uma educação anti-racista II: movimentos sociais, artes e média , CES - Lisboa, CES.

Araújo, Marta (2019), formador no Sessão 'Racismo, educação e lutas políticas', CES - Lisboa, CES.

Araújo, Marta (2018), coordenação do Construir uma educação anti-racista: conhecimento académico, práticas institucionais e lutas políticas, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, CES.

Araújo, Marta (2018), formador no Repensar a legislação e as políticas públicas através do (anti)racismo, CES Lisboa e Fundação José Saramago, CES.

Araújo, Marta (2018), formador no Sessão 'Racismo, anti-racismo e educação: abordagens conceptuais e lutas políticas contemporâneas', Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, CES.

Araújo, Marta (2016), formador no Sessão ''(Anti)racismo, Educação e conhecimento: do paradigma do preconceito às lutas descoloniais', no Curso (Anti-)racismo em Portugal e no Brasil: debates e lutas políticas na educação, CES Lisboa, CES.

Araújo, Marta (2016), coordenação do '(Anti-)racismo em Portugal e no Brasil: debates e lutas políticas na educação, CES Lisboa, CES.

Araújo, Marta (2015), coordenação do Movimento Negro, os Estudos Afro-brasileiros e a Educação, CES Lisboa, CES.

Araújo, Marta (2011), coordenação do Eurocentrismo, Racismo e Educação: Legados e Desafios da História, CES, Centro de Estudos Sociais.

Araújo, Marta (2009), formador no Europa como ideia e prática, CES.

Araújo, Marta (2008), coordenação do Migrações em espaços híbridos: re-imaginar Portugal, CES.

Araújo, Marta (2007), coordenação do Desafios sociais e educacionais em Portugal e no Brasil: escola, direitos das crianças e superação do racismo, CES.

Araújo, Marta (2006), coordenação do Racismo e Pós-Racismo, CES.

Araújo, Marta (2005), coordenação do Educação, Multiculturalismo e Justiça Social, CES.

Araújo, Marta (2004), formador no A Dimensão Intercultural na Educação para a Cidadania, CES.

Orientações de Teses de Doutoramento

13-03-2014 - Orientação do projeto de tese de Doutoramento "Hip-Hop Culture, Community, and Education: Post-Colonial Learning?", da autoria de Miye Nadya Tom.

Orientações de Teses de Mestrado

07-12-2010 - Coorientação (com João Arriscado Nunes) da tese de de tese de Mestrado "O Jogo da Capoeira Angola na Roda da Cultura Brasileira: um estudo pós-colonial das implicações de efetivar os direitos culturais na sociedade brasileira", da autoria de Bruno Amaral Andrade.

04-03-2009 - Coorientação (com Margarida Calafate Ribeiro) da tese de de tese de Mestrado "Jovens Muçulmanos, Identidades e Escola Pública: um estudo de caso", da autoria de Hélia Santos.

Orientações de Projetos de Pós-doutorandos/as visitantes

01-07-2016 - Orientação do projeto "Imagens de África e de sua diáspora nos livros didáticos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental - um estudo comparativo entre Brasil e Portugal", da autoria de Luciane Dias Gonçalves (Universidade Federal da Uberlândia).

20-07-2015 - Orientação do projeto "Da África às diásporas: memória e história dos afro-descendentes e lutas por educação, direito e cidadania no Brasil e em Portugal", da autoria de Benjamin Xavier de Paula (Universidade Federal da Uberlândia).

em curso - Orientação do projeto "A célula: uma análise comparativa de livros didáticos e percepções estudantis no Brasil e em Portugal", da autoria de José António Novaes Silva (UFPB).

em curso - Orientação do projeto "Patrimonialização da Memória da Diáspora Africana na Paraíba: educação, inovação, identidades e cidadania", da autoria de Solange P. Rocha (UFPB).

em curso - Orientação do projeto "Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal", da autoria de Margarida Campos (Universidade Estadual de Londrina).

em curso - Orientação do projeto "Relações Raciais e Representação Social de Professoras Negras Na Bahia/Brasil", da autoria de Angela Ernestina Brito (Universidade Federal da Bahia).

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

31-07-2019 - Orientação do projeto "Políticas afirmativas e de permanência estudantil nas Universidades Estaduais Baianas", da autoria de Otto Agra Figueiredo (Universidade Estadual da Bahia).

28-02-2019 - Orientação do projeto "Maternagem no Quilombo", da autoria de Paula Cristina SIlva (Universidade Federal de Minas Gerais).

31-01-2019 - Orientação do projeto "Currículos da Educação e Diáspora Negra: Caminhos Descoloniais", da autoria de Mariana Cerqueira Silva (Universidade Federal de São Carlos).

15-07-2018 - Orientação do projeto "A Política de Extensão para a Promoção da Diversidade Étnicoracial no Instituto Federal de São Paulo", da autoria de Caroline Jango da Silva (Universidade Estadual de Campinas).

06-08-2015 - Orientação do projeto "Imagens de uma nação em branco e preto: reflexões sobre raça e racismo no cinema", da autoria de Ana Lígia Muniz Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba).

31-12-2014 - Orientação do projeto "Administrar, comprender y transformar el mundo y la escuela: el campo de la educación y la investigación social como encrucijada", da autoria de Feliciano Castaño Villar (Universidad de Granada).

20-09-2013 - Orientação do projeto "A história dos povos indígenas do Brasil em livros didáticos de história adotados em escolas públicas da vila de Mirandela, em Portugal", da autoria de Francisco Guimarães (Universidade Federal da Bahia).

13-07-2011 - Orientação do projeto "A relação da Universidade com a Sociedade: concepções e prática de extensão universitária", da autoria de Nara Grivot Cabral (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Orientações de Outros Projetos

31-12-2009 - Coorientação (com Cecília Macdowell Santos) da tese de "A jurisdição como instrumento de efetivação das cotas raciais (estágio de investigação no âmbito de Mestrado)", da autoria de Silma Maria Augusto (Instituição Toledo De Ensino - Bauru/SP).