KINDER <br>Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education

KINDER
Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education

Período
1 de janeiro de 2021 a 30 de junho de 2023
Duração
30 meses
Resumo

Financiado ao abrigo do Programa Justiça (JUST) Direitos, Igualdade e Cidadania (REC), KINDER - Combater os estereótipos de género na educação e na primeira infância: a construção de uma Pedagogia Inclusiva na Educação Infantil tem por objetivo central desenvolver um programa eficaz e inovador e programas de formação para profissionais que trabalham com crianças na pré-escola (3-6 anos de idade) e nos primeiros ciclos do ensino básico obrigatório (7-12 anos de idade).
KINDER fornecerá aos professores, educadores e demais profissionais da área da educação ferramentas transformadoras de estereótipos de género, permitindo-lhes responder às necessidades específicas de raparigas e rapazes nos processos de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva de igualdade de género.
A nossa estratégia pretende proporcionar aos profissionais de educação conhecimentos, aptidões e atitudes para uma pedagogia sensível ao género (promovendo ao mesmo tempo uma mudança comportamental da transmissão por vezes inconsciente de estereótipos de género por parte destes profissionais). KINDER apoiará assim a gestão escolar e as autoridades públicas nacionais na integração das questões de género na infância.

Resultados

- 3 análises nacionais (PT, ES, HR) e 1 análise europeia sobre as tendências recentes e o estado de implementação da integração da perspectiva de género na educação infantil;

- 3 Programas K nacionais adaptados para profissionais da educação, com dois currículos distintos que visam crianças dos 3 aos 6 anos de idade e outro que visa crianças dos 7 aos 12 anos de idade);

- 1 Programa K da UE (online e em formato físico);

- 1 intercâmbio de boas práticas entre profissionais da educação;

- Sessões de formação online e presenciais, com profissionais do sistema educativo, num total de 1215 profissionais (180 por país na fase piloto e 225 durante a implementação da formação);

- 3 campanhas nacionais concebidas e implementadas em colaboração com as autoridades públicas nacionais;
Estes produtos têm por objetivo contribuir para a desconstrução de estereótipos e papéis de género negativos.

As actividades de formação serão também adaptadas a um formato digital para garantir a sustentabilidade do projecto.

Além disso, a abordagem pedagógica KINDER promove a partilha equitativa dos cuidados e visa eliminar a segregação de género nas escolhas profissionais.

Parceiros

FUNDACION CEPAIM ACCION INTEGRAL CON MIGRANTES - Spain

ORGANIZACIJA STATUS M - Croatia

 

“Este projeto é financiado pelo Programa de Direitos, Igualdade e Cidadania da União Europeia (2014-2020) ao abrigo do acordo de subvenção 101005800”

Financiamento
Comissão Europeia