Maria Filomena Gaspar


Nota biográfica

Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013. Membro da linha temática "Risco(s), ecologias, saúde". De 2015 a 2019 fez parte da equipa de coordenação do ex-núcleo de investigação POSTRADE. Investigadora do Laboratório Colaborativo "ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social", onde representa o CES (http://prochildcolab.pt/en/home/). Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC), em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (co-supervisor Professor Peter Bryant), na temática da intervenção socioeducativa com famílias para a promoção do desenvolvimento da criança. Professora Associada da FPCE.UC. Desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias. Investigadora responsável do projeto financiado pela FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008 "Prevention / early intervention behavioral disorders : effectiveness of parental and school programs " (2010-2013). Investigadora no projeto "ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society" (Grant agreement 727069), Horizon 2020 Call H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016: Reversing inequalities and promoting fairness (Investigadora principal (PI) em 2017-2018). Investigadora no projeto do CES KINDER-Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education (Financiado pela Comissão Europeia; Coord. Tatiana Moura). Membro português do consórcio internacional Investigation of Parental Burnout (IIPB) (https://www.burnoutparental.com/international-consortium?lang=en).


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Leitão, Sara M.; Francisco, Rita; Gaspar, Maria Filomena; Seabra-Santos, Maria João (2023), "The person within: Parents and professionals' views about the practitioner's role in a parenting program", Journal of Child and Family Studies

Ler mais

Livro

Major, Sofia; Gaspar, Maria Filomena (2023), O Programa Anos Incríveis® - TCM nos Açores: Boas Práticas de Educadoras de Infância. Ponta Delgada, S. Miguel, Açores: Letras Lavadas

Ler mais

Artigo em Revista Científica

van Bakel, Hedwig; Bastiaansen, Coco; Hall, Ruby; Schwabe, Inga; Verspeek, Emmie; Gross, James J.; Brandt, Julie Ackerlund; Aguiar, Joyce; Akgun, Ege; Arikan, Gizem; Aunola, Kaisa; Bajgarová, Zdenka; Beyers, Wim; Bílková, Zuzana; Boujut, Emilie; Chen, Bin-Bin; Dorard, Géraldine; Escobar, Maria Josefina; Furutani, Kaichiro; Gaspar, Maria Filomena; Griffith, Annette; Helmy, Mai; Huynh, Mai Trang; Kaneza, Emérence; Lasso Báez, Roberto Andres; Lebert, Astrid; Le Vigouroux, Sarah; Lee, Yanhee; Mai, Hong Dao; Manrique-Millones, Denisse; Millones Rivalles, Rosa Bertha; Miscioscia, Marina; Mousavi, Seyyedeh Fatemeh; Eom, Munseol; Ndayizigiy, Alexis; Tenkue, Josue Ngnombouowo; Cadiz, Daniela Oyarce; Pineda-Marin, Claudia; Psychountaki, Maria; Qu, Yang; Salinas-Quiroz, Fernando; Santelices, María Pía; Scola, Celine; Schrooyen, Charlotte; Cabrera, Paola Silva; Simonelli, Alessandra; Skarbalien?, Aelita; Skarbalius, Egidijus; Soenens, Bart; Sorkkila, Matilda; Swit, Cara; Szczygie?, Dorota; Theotokatos, George; Ustundag-Budak, Ayse Meltem; Verhofstadt, Lesley; Vertsberger, Dana; Wendland, Jacqueline; Mikolajczak, Moïra; Roskam, Isabelle (2022), "Parental Burnout Across the Globe During the COVID-19 Pandemic", International Perspectives in Psychology, 11, 3, 141-152