Maria Filomena Gaspar


Nota biográfica

Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013. Membro da linha temática "Risco(s), ecologias, saúde". De 2015 a 2019 fez parte da equipa de coordenação do ex-núcleo de investigação POSTRADE. Investigadora do Laboratório Colaborativo "ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social", onde representa o CES (http://prochildcolab.pt/en/home/). Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC), em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (co-supervisor Professor Peter Bryant), na temática da intervenção socioeducativa com famílias para a promoção do desenvolvimento da criança. Professora Associada da FPCE.UC. Desenvolve investigação nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias. Investigadora responsável do projeto financiado pela FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008 "Prevention / early intervention behavioral disorders : effectiveness of parental and school programs " (2010-2013). Investigadora no projeto "ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society" (Grant agreement 727069), Horizon 2020 Call H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016: Reversing inequalities and promoting fairness (Investigadora principal (PI) em 2017-2018). Investigadora no projeto do CES KINDER-Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education (Financiado pela Comissão Europeia; Coord. Tatiana Moura). Membro português do consórcio internacional Investigation of Parental Burnout (IIPB) (https://www.burnoutparental.com/international-consortium?lang=en).


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Leitão, Sara M.; Pereira, Marco; Santos, Rita V.; Gaspar, Maria Filomena; Seabra-Santos, Maria João (2022), "Do Parents Perceive Practitioners to Have a Specific Role in Change? A Longitudinal Study Following Participation in an Evidence-Based Program", International Journal of Environmental Research and Public Health, 19, 15, 9100

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Berry, Vashti; Melendez-Torres, G. J.; Axford, Nick; Axberg, Ulf; de Castro, Bram Orobio; Gardner, Frances; Gaspar, Maria Filomena; Handegård, Bjørn Helge; Hutchings, Judy; Menting, Ankie; McGilloway, Sinéad; Scott, Stephen; Leijten, Patty (2022), "Does Social and Economic Disadvantage Predict Lower Engagement with Parenting Interventions? An Integrative Analysis Using Individual Participant Data", Prevention Science

Ler mais

Artigo em Revista Científica

Peixoto, Judite M. A.; Gonçalves, Mariana A. V.; Gaspar, Maria Filomena; Matos, Marlene A. V. (2022), "Developing a Valid and Reliable Cross-cultural Measure of Coparenting Conflict between Divorced Parents: The Portuguese Version of the Acrimony Scale", Journal of Child and Family Studies