Maria Filomena Gaspar


Nota biográfica

Nasceu em 17 Dezembro de 1963. Mãe de 3 filhos/as. Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE_UC). Licenciatura pré-bolonha em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Educação pela FPCE-UC, Doutoramento em Psicologia da Educação pela FPCE-UC em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (co-supervisor Professor Peter Bryant). Docente no curso de 1º ciclo de Ciências da Educação, em Mestrados em Ciências de Educação, e no Programa de Doutoramento Inter-Universitário da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa em Psicologia Clínica: Psicologia da Família e Intervenção Familiar, assim como no Programa Doutoral em Ciências da Educação: especialização em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos e em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.Também docente e co-coordenadora e co-organizadora do curso de formação à distância da UC: Educação Parental.Coordena o curso de mestrado da FPCE-UC em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais). Membro do núcleo de investigação POSTRADE do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013 (de 2015 a 2019 fez parte da equipa de coordenação do núcleo)(https://www.ces.uc.pt/en/ces/nucleos/postrade). Membro da equipa fundadora do Laboratório Colaborativo "ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social" (aprovado pela FCT em julho de 2018) onde é investigadora e representa o CES, enquanto membro associado fundador, nesse laboratório (http://prochildcolab.pt/en/home/). É Educadora Parental certificada e formadora nos programas baseados em evidência Incredible Years (pais e educadores/professores) e Parenting Wisely e Children in Between e autora dos programas Mais Família-Mais Criança, Mais Família-Mais Jovem e Mais Jovem-Mais. É Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve investigação principalmente nas áreas da educação familiar e parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias. Investigadora responsável pelo projeto da FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008 "Prevention / early intervention behavioral disorders : effectiveness of parental and school programs " (2010-2013). Membro do projeto "Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental", financiado pelo Programa de Iniciativas em Saúde Pública (EEA Grants PT06 - 51SM04)(https://www.uc.pt/en/fpce/anosincriveis). Investigadora na Universidade de Coimbra do projeto "ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society" (Grant agreement 727069), Horizon 2020 Call H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016: Reversing inequalities and promoting fairness (Investigadora principal (PI) em 2017-2018). Membro português do consórcio internacional do projeto Investigation of Parental Burnout (IIPB), coordenado pela University of Louvain (a decorrer)(https://www.burnoutparental.com/international-consortium?lang=en). Investigatora do projeto Erasmus + "The value of prevention and early intervention in early years education and care"(http://www.uc.pt/en/fpce/pinn). Coordenadora da metodologia de referência Anos Incríveis para Educadores e Professores Academias Gulbenkian do Conhecimento do programa Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian (a decorrer). Coordena o Eixo da Parentalidade Positiva de Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Comunidades Intermunicipais (Lezíria do Tejo; Vale do Ave)(a decorrer). Coordenadora científica do projeto "Educação Parental" do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA)(a decorrer). Coordena o Eixo 2 (Capacitação parental) do projeto (Entre) Famílias/Adélia de apoio à Parentalidade Positiva cofinanciado pelo POISE, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ)(a decorrer). Consultora Científica desde Maio de 2013 da RAND EUROPE COMMUNITY INTEREST COMPANY para prestação de serviços de investigação e consultoria no âmbito de projecto "European Platform For Investing in Children (http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=1246&intPageId=4319&langId=en). Orientou e orienta diversas teses de doutoramento, com mais de uma dezena concluída, sendo uma destas internacional (Universidade de Louvain). Autora de vários artigos (incluindo com IF), capítulos de livros e outros textos. Presta serviço à comunidade através de conferências para pais, professores, profissionais e comunidade em geral; voluntariado no Centro de Apoio Familiar; consultas de Terapia Familiar na FPCE-UC.


Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Major, Sofia; Seabra-Santos, Maria João; Gaspar, Maria Filomena; Pimentel, Mariana; Azevedo, Andreia F.; Homem, Tatiana C.; Baptista, Elsa (2019), "Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool", Revista Avaliação Psicológica, 18, 02

Artigo em Revista Científica

Seabra-Santos, Maria João; Azevedo, Andreia Fernandes; Homem, Tatiana Carvalho; Sousa, Daniela Sofia; Baptista, Elsa; Pimentel, Mariana; Major, Sofia de Oliveira; Gaspar, Maria Filomena (2019), "Promoção de parentalidade positiva nos cuidados de saúde primários: Formação de profissionais", Psychology, Community & Health, 8, 1, 45-59

Artigo em Revista Científica

Gardner, Frances; Leijten, Patty; Harris, Victoria; Mann, Joanna; Hutchings, Judy; Beecham, Jennifer; Bonin, Eva-Maria; Berry, Vashti; McGilloway, Sinead; Gaspar, Maria; João Seabra-Santos, Maria; Orobio de Castro, Bram; Menting, Ankie; Williams, Margiad; Axberg, Ulf; Morch, Willy-Tore; Scott, Stephen; Landau, Sabine (2019), "Equity effects of parenting interventions for child conduct problems: a pan-European individual participant data meta-analysis", The Lancet Psychiatry, 6, 6, 518-527