Maria Filomena Gaspar

Nasceu em 17 Dezembro de 1963. Mãe de 3 filhos/as. Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE_UC). Licenciatura pré-bolonha em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Educação pela FPCE-UC, Doutoramento em Psicologia da Educação pela FPCE-UC em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (co-supervisor Professor Peter Bryant). Docente nos cursos de 1º ciclo de Ciências da Educação e Serviço Social, de Mestrados em Ciências de Educação, e do Programa de Doutoramento Inter-Universitário da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa em Psicologia Clínica: Psicologia da Família e Intervenção Familiar, assim como no Programa Doutoral e Educação: especialização em Formação de Professores.Também docente e co-coordenadora e co-organizadora do curso de formação à distância da UC: Educação Parental. Coordena dois cursos de mestrado da FPCE-UC (Mestrado em Ciências da Educação e Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais). Membro da equipa de coordenação do núcleo de investigação POSTRADE do Centro de Estudos Sociais (CES). É Educadora Parental certificada e formadora nos programas baseados em evidência Incredible Years e Parenting Wisely e Children in Between e autora dos programas Mais Família-Mais Criança, Mais Família-Mais Jovem e Mais Jovem-Mais. É Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve investigação principalmente nas áreas da educação familiar e parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias. Investigadora responsável pelo projeto da FCT PTDC/PSI-PED/102556/2008 "Prevention / early intervention behavioral disorders : effectiveness of parental and school programs " (2010-2013). Membro do projeto "Anos Incríveis para a Promoção da Saúde Mental", financiado pelo Programa de Iniciativas em Saúde Pública (EEA Grants PT06 - 51SM04)). Este programa pretende contribuir para a redução das desigualdades económicas e sociais nas áreas de saúde designadas como prioritárias, bem como para o estabelecimento de relações bilaterais entre os Países Doadores e os Beneficiários (2015-2017). Investigadora responsável na UC do projeto ISOTIS - Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society- H2020-SC6-REV-INEQUAL-2016 (termina dezembro 2019) (http://www.isotis.org/), em substituição de Clara Barata, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas de combate às desigualdades sociais de início precoce e persistentes. Este projeto envolve 11 países. Consultora Científica desde Maio de 2013 da RAND EUROPE COMMUNITY INTEREST COMPANY para prestação de serviços de investigação e consultoria no âmbito de projecto "European Platform For Investing in Children (http://ec.europa.eu/social/main.jsp?catId=1246&intPageId=4319&langId=en). Orientou e orienta diversas teses de doutoramento, com mais de uma dezena concluída, sendo uma destas internacional (Universidade de Louvain). Autora de vários artigos (incluindo com IF), capítulos de livros e outros textos. Presta serviço à comunidade através de conferências para pais, professores, profissionais e comunidade em geral; voluntariado no Centro de Apoio Familiar; consultas de Terapia Familiar na FPCE-UC.

Gardner, Frances; Leijten, Patty; Harris, Victoria; Mann, Joanna; Hutchings, Judy; Beecham, Jennifer; Bonin, Eva-Maria; Berry, Vashti; McGilloway, Sinead; Gaspar, Maria; João Seabra-Santos, Maria; Orobio de Castro, Bram; Menting, Ankie; Williams, Margiad; Axberg, Ulf; Morch, Willy-Tore; Scott, Stephen; Landau, Sabine (2019), "Equity effects of parenting interventions for child conduct problems: a pan-European individual participant data meta-analysis", The Lancet Psychiatry, 6, 6, 518-527

Leijten, Patty; Gardner, Frances; Melendez-Torres, G.J.; Weeland, Joyce; Hutchings, Judy; Landau, Sabine; McGilloway, Sinéad; Overbeek, Geertjan; van Aar, Jolien; Menting, Ankie; Orobio de Castro, Bram; Berry, Vashti; Gaspar, Maria Filomena; Axberg, Ulf; Mørch, Willy-Tore; Scott, Stephen (2019), "Co-occurring change in children's conduct problems and maternal depression: Latent class individual participant data meta-analysis of the Incredible Years parenting program", Development and Psychopathology, 1-12

Major, Sofia O.; Seabra-Santos, Maria J.; Gaspar, Maria F. (2018), "Preschool teachers and classroom aides: Same context, similar perceptions of children's behaviors?", Psychology in the Schools, 55, 7, 801-814