Rita Alcaire

Antropóloga e documentarista. Bolseira de Investigação da equipa portuguesa de CILIA LGBTQI+ Desigualdades ao longo da vida de pessoas LGBTQI+: uma abordagem comparativa e intersectorial em quatro países europeus, financiada pela FCT (via NORFACE). É doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas com a tese 'A Revolução Assexual: discutindo os direitos humanos pela lente da assexualidade em Portugal', que analisa as narrativas atuais sobre assexualidade narradas por profissionais de saúde, mídia e pessoas assexuais, a fim de desafiar e repensar a noção de direitos humanos. Cocoordenadora do Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural (FMUC), tem desenvolvido atividades de outreach e advocacy nesta área de especialização. Está envolvida na organização do ciclo de formação avançada Publicar sem Perecer - Sobreviver ao Turbilhão, no CES. Os seus interesses de pesquisa centram-se no estudo do género e sexualidades, saúde mental e cultura pop, usando diferentes media como uma maneira privilegiada de os abordar. É a criadora e apresentadora do Pop Science Express (2020), um segmento de rádio sobre cultura pop e ciências sociais (RUC). Corealizou 'Das 9 às 5 - trabalho sexual é trabalho' (2011), 'Um quarto no Éter - um ano na Rádio Universidade de Coimbra' (2011), 'Filarmónicas da Ilha Preta' (2011), 'O Pessoal do Pico Toma Conta Disso'(2010),' Breve História do Rock de Coimbra '(2010),'Para-suicídio Pop'(2008) e' Filhos do Tédio'(2006). Publicações mais significativas incluem os capítulos 'Asexuality as an Epistemological Lens: An Evolving Multi-Layered Approach' (SAGE, 2020), 'A comunidade assexual discute sua luta pela aceitação' (EDUEL, 2019), 'Do we wear fashion or is fashion wearing us out? - international investment, globalization and human rights' (FURG, 2017) e 'Representações da masturbação no cinema e na televisão'(Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015).

Alcaire, Rita (2020), Desautorizando a psiquiatria: ativismos, políticas de saúde e a saúde como um ato político, in Manuel João Quartilho (org.), Psiquiatria Social e Cultural: Diálogos e Convergências. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 357-377

Alcaire, Rita (2020), Asexuality as an Epistemological Lens: An Evolving Multi-Layered Approach, in Zowie Davy; Ana Cristina Santos; Chiara Bertone; Ryan Thoreson; Saskia E. Wieringa (org.), The Sage Handbook of Global Sexualities, volume 1. Londres: Sage, 141-159

Alcaire, Rita (2019), A comunidade assexual discute a sua luta por aceitação, in Paulo Victor Bezerra (org.), Assexualidade: subjetividades emergentes no século XXI. Brasil: EDUEL, 151-164