Tiago Rolino

Nota biográfica

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado desde 2003 até 2017, e é mestrando em Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento na Universidade Aberta (UAb). É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais (CES), onde é Gestor de Projetos do Projeto de Apoio ao Combate à Corrupção em Moçambique do Observatório Permanente da Justiça (OPJ). Auxiliou na conceção e criação do Observatório masculinidades.pt do Centro de Estudos Sociais, sendo um dos seus investigadores, nomeadamente no domínio do estudo da Juventude, e onde até 31 de agosto de 2023 foi gestor de investigação e de projetos no âmbito do mesmo. Foi membro da equipa de investigadores/as do projeto IgualPro - As profissões não têm género (coordenado pela CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) e primeiro autor do estudo científico sobre os estereótipos de género nas escolhas profissionais. Desde janeiro de 2021 até ao fim do projeto (30 de junho de 2023) fez parte da equipa da portuguesa que coordenou o projeto KINDER - Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education e desde 1 janeiro de 2022 até 31 de agosto de 2023 também fez parte da equipa portuguesa que coordena o projecto X-MEN - Masculinities, Empathy, Non-violence. Entre 2019 e 2021 foi investigador da equipa Portuguesa que coordenou o projeto PARENT - Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations e entre janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019 integrou e co-coordenou a equipa portuguesa (CES) do projeto EQUI-X - Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade. Desde 10 de dezembro de 2019 que é um dos/as representantes dos Investigadores/as Juniores junto dos órgãos do CES. Desde 2017 que faz parte dos órgãos sociais e fez voluntariado na Associação Projecto Criar, uma associação que presta serviços de natureza jurídica, clínica, social a mulheres, crianças, jovens e famílias em processos Tutelar Cíveis, tutelares educativos, em processos de promoção e proteção e nos processos-crime, nomeadamente quando são vítimas de abusos sexuais, maus tratos, violência doméstica e tráfico de seres humanos.

Últimas Publicações

Livro

Ferreira, Patrícia; Moura, Tatiana; Rolino, Tiago (orgs.) (2022), Parent European Manual: Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations. Coimbra: CES