Gonçalo Canto Moniz

Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) e integra a Unidade Interna de Avaliação, de Centro de Estudos Sociais. É Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011, com a tese "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Reforma de 57 e as Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)". Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020. Participa no projecto europeu "Reuse of Modernist Buildings" financiado pelo Erasmus + e nos projectos nacionais "Atlas da Arquitectura Escolar em Portugal" e "Ascensão da Arquitetura Portuguesa", ambos financiado pela FCT. Tem investigado e publicado sobre a Arquitectura Moderna em Portugal, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "Arquitectura e Instrução: o projecto moderno do liceu, 1836-1936" (e|d|arq, 2007).

Livro

Melenhorst, Michel; Moniz, Gonçalo Canto; Providência, Paulo (orgs.) (2018), 2nd Reuse of Modernist Buildings Conference: Teaching through Design. Coimbra, Detmold: RMB Project, e|d|arq

Moniz, Gonçalo Canto (2018), Externato da Luz: Arquitectura Moderna para uma pedagogia progressista, in Joâo Alves da Cunha (org.), O Seminário da Luz nos 50 anos da sua igreja. Lisboa: Editorial Franciscana, 126-133

Moniz, Gonçalo Canto (2018), Democratic Schools for an Authoritarian Regime: Portuguese Educational and Architectural Experiences in the 1960s, in Ian Grosvenor, Lisa Rosén Rasmussen (org.), Educational Governance Research. Making Education: Material School Design and Educational Governance. Springer International Publishing, 49-70