Gonçalo Canto Moniz

Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No CES, é membro da Unidade Interna de Acompanhamento. É Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011. Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020. Participa no projecto EUROPEU "Collaborative Re-design with Schools", financiado pelo ERASMUS+. Participa no projecto "Ascensão da Arquitetura Portuguesa", financiado pela FCT. Tem investigado e publicado sobre Regeneração Urbana e sobre Arquitectura Moderna, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Formação do Arquitecto nas Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)" (FIMS, Afrontamento, 2019).

Moniz, Gonçalo Canto; Ferreira, Carolina (2019), O Edifício Escolar para o Ensino Secundário: a Infraestrutura Urbana. Uma análise sobre os Modos de Articulação Arquitetónicos e Urbanos, in Alexandra Alegre, Teresa Heitor (org.), School Architecture in Portugal: Education, Heritage and Challenges. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 81-101

Moniz, Gonçalo Canto; Rochette, António (2019), A Educação e a Rede de Equipamentos Escolares no Estado Novo, in Joana Brites, Luís Miguel Correia (org.), Obras Públicas no Estado Novo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Moniz, Gonçalo Canto; Canziani, Andrea; Quiroga, Carolina (2019), "Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura", Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, 17, 3, 62-83