Gonçalo Canto Moniz

Gonçalo Canto Moniz (Porto, 1971) é investigador do Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCArq) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. No CES, é membro da Unidade Interna de Acompanhamento. É Professor Auxiliar do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1995 e doutorou em 2011. Coordena o projecto europeu URBiNAT "Healthy corridor as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS", com 28 parceiros internacionais, financiado pelo H2020. Participa no projecto "Ascensão da Arquitetura Portuguesa", financiado pela FCT. Tem investigado e publicado sobre Regeneração Urbana e sobre Arquitectura Moderna, nomeadamente sobre os equipamentos escolares e o ensino da arquitectura, sendo autor do livro "O Ensino Moderno da Arquitectura. A Formação do Arquitecto nas Escolas de Belas Artes em Portugal (1931-69)" (FIMS, Afrontamento, 2019).

Livro

Moniz, Gonçalo Canto (2019), O Ensino Moderno da Arquitectura: A formação do Arquitecto nas Escolas de Belas-Artes em Portugal (1931-1969). Porto: FIMS, Edições Afrontamento

Moniz, Gonçalo Canto; Ferreira, Isabel (2019), "Healthy Corridors for Inclusive Urban Regeneration", Rassegna di Architettura e Urbanistica, 158

Livro