Equipa

Coordenador: Pedro Hespanha

Equipa atual

Andrés Spognardi é investigador em pós-doutoramento no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES. É graduado em Economia Política pela Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina), Mestre em Economia da Cooperação pela Universidade de Bolonha (Itália), e Doutor em Ciência Política - com ênfase em análise de políticas públicas - pelo Instituto Italiano de Ciências Humanas (Florença, Itália). Foi investigador trainee no Instituto de Investigações sobre a População e as Políticas Sociais (Roma, Itália), e visiting scholar na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Beatriz Caitana da Silva é Mestre em Sociologia e doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). É investigadora junior do CES, estando ligada ao núcleo de pesquisa CCArq - Cidades, Culturas e Arquitetura. Integra a equipa de investigação do projeto URBiNAT - Health Corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the cocreation of social, environmental and marketable NBS, financiado pela Comissão Europeia. É membro do grupo de estudos ECOSOL-CES desde 2011. Fundou e coordenou o projeto Incubadora Social Académica – ISFEUC. Tem publicado e feito investigação em temas da Economia Solidária, com particular interesse pelas finanças solidárias.

Eber Quiñonez é Mestre em Sociologia e doutorando em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).  Graduado em Psicologia Social pela Universidade de São Carlos de Guatemala. Atualmente exerce funções de docência na FEUC na área da Sociologia Rural. Membro do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária no Centro de Estudos Sociais (ECOSOL-CES), na Universidade de Coimbra. Seus interesses de investigação centram-se nas áreas da pequena produção agrícola, agricultura familiar e economia solidária. Atualmente, desenvolve pesquisa na área dos circuitos curtos de comercialização agroalimentar para o caso português.

Luciane Lucas dos Santos é investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Pesquisa em Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) Integra, em caráter permanente, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). De 2016 a 2018 foi Professora Visitante Convidada no Brasil (Universidade Federal do Sul da Bahia), tendo integrado a equipa docente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB). Lecionou por uma década na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) no campo da Comunicação. É doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas principais áreas de investigação e docência são: feminismos pós-coloniais, estudos pós-coloniais e decoloniais do consumo e da Economia, Economia Feminista, Estética Feminista, pobreza e desigualdades sociais de uma perspetiva interseccional. Trabalha também com os seguintes temas, no âmbito das economias comunitárias: moedas complementares, sistemas populares de troca, economias indígenas.

Michela Giovannini é Marie Sklodowska Curie fellow no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES, bem como do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL-CES). É graduada em Ciências Políticas pela Universidade de Padua e doutora em Desenvolvimento Local pela Universidade de Trento (Italia). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da economia social e solidaria na America Latina, sobretudo em contextos indígenas e de exclusão social, e na Europa. O seu projecto de investigação individual Marie Sklodowska Curie AGORA pesquisa as relações entre movimentos sociais e organizações da economia solidaria na Espanha e em Portugal para investigar a dimensão política da economia solidaria.

Pedro Hespanha tem doutoramento em Sociologia e é professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É coordenador do Núcleo de Investigação em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) neste centro, bem como do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária, integrado no mesmo núcleo de investigação. Tem pesquisado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. Tem sido professor visitante em diferentes universidades estrangeiras. É co-organizador do "Dicionário Internacional da Outra Economia" e do livro "Economia Solidária: questões teóricas e epistemológicas". Foi editor do dossiê temático "Os desafios da Economia Solidária", na Revista Crítica de Ciências Sociais".

Rizoneide Amorim é doutoranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – FEUC/UC (2017 - 2020). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002) e Mestrado em Ciências Sociais - Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2005). Sócia da Red de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social y Solidária - RILESS e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária - ABPES. Militante do movimento de Economia Solidária onde por alguns anos fez parte da Coordenação Nacional e Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES (2007 - 2016). Analista Social Sênior do Instituto Marista de Solidariedade - IMS (2006 – 2017). Tem experiência na articulação nacional, elaboração, planejamento, monitoramento, acompanhamento, gestão e avaliação de projetos sociais com ênfase em Economia Solidária, bem como elaboração e coordenação de materiais didáticos e promocionais. Atua principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, desenvolvimento local, movimentos sociais, educação popular, projetos sociais, economia solidária e agricultura familiar agroecológica.

Teresa Cunha é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Realiza um projecto pós-doutoral sob o título: Women InPower Women. Democracy, dignity and good-living in Mozambique, South Africa and Brazil. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Formadora Sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e presidente da ONGD 'Acção para a Justiça e Paz'. Estudou teologia, filosofia, ciências da educação e sociologia. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres transição pós-bélica, seguranças e memórias; economias feministas; direitos humanos.

 

Investigadores associados:

Aline Mendonça dos Santos - Universidade Católica de Pelotas (Brasil) - membro fundadora

Caetano De' Carli - Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)

Karine Queiroz - Unila (Brasil)

Tatiane Godoy - Universidade Federal de São João Del Rey (Brasil) - membro fundadora

Vanderson Carneiro - Universidade Federal da Paraíba (Brasil) - membro fundador

 

Investigadores visitantes:

Raquel Gandolfi - Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Peterson Gandolfi - Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

 

Consultores internacionais:

Jean-Louis Laville (França)

Jordi Estivill (Espanha)