Teresa Cunha

É doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena a publicação 'Oficina do CES', os ciclos do Gender Workshop. Coordena a Escola da Inverno 'Ecologias Feministas de Saberes' e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É professora-adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra e investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017, foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; outras economias e economias feministas mulheres; transição pós-bélica, paz e memorias; direitos humanos das mulheres no espaço do Índico. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor- Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção.

Cunha, Teresa (2021), A feminist hermeneutics of the epistemologies of the South. The women's works and the land economy in Timor-leste, in Kelly Silva, Lisa Palmer, Teresa Cunha (org.), Towards an ecology of economies: economic dynamics in the making of contemporary Timor-Leste. Meulbourne: ANU Press

Cunha, Teresa (2020), Promessas e Desigualdades em Moçambique: O fardo que as mulheres carregam nos seus ombros, in Boaventura Monjane; Régio Conrado (org.), Aporias de Moçambique pós-colonial: Estado, Sociedade e Capital. Ottawa: Daraja Press

Cunha, Teresa; Casimiro, Isabel (2020), ""Cinderellas" of our Mozambique Wish to Speak. A Feminist Perspective on Extractivism", Feminist Africa, 2, 1