Summer School

Primeira Escola de Verão Europeia de Economia Solidária - Setembro de 2017

De um modo diferente da Economia Social, a Economia Solidária tem dado especial atenção às formas não institucionalizadas de cooperação entre cidadãos/cidadãs, em que o espaço e a economia são organizados coletivamente com vista à emancipação social, à construção de uma consciência crítica e ao fortalecimento dos direitos individuais e coletivos. No âmbito da Economia Solidária, experiências de trabalho associado e de ajuda mútua são reconhecidas como relevantes por reunirem, de uma forma equitativa e não hierárquica, diversos tipos de conhecimento, ou seja, saberes urbanos, populares, camponeses. Estas iniciativas solidárias na Europa são diversas entre si e buscam objetivos vários: promover uma relação direta entre produtores e consumidores, estimular a troca de bens e saberes, fortalecer o relacionamento entre vizinhos ou disseminar o consumo crítico e solidário. Elas existem em diferentes países europeus ora com os mesmos nomes, ora com diferentes denominações, o que nos permite dizer que há uma agenda comum no continente é possível.

Na primeira Escola de Verão Europeia de Economia Solidária buscámos explorar precisamente estes pontos comuns, bem como as particularidades, entre o que se tem vindo a passar na Europa do Sul e as experiências de economia comunitária em outros países do continente. Deste modo, procurámos evidenciar a multiplicidade e a diversidade de experiências económicas silenciadas, nomeadamente as que são constituídas por grupos de cidadãos. A Escola de Verão também estimulou uma reflexão sobre as condições de uma agenda mais intensa e permanente de diálogo entre investigadores e ativistas de diferentes países, de forma a dar maior visibilidade à Economia Solidária como um fenómeno também europeu.

A Primeira Escola de Verão de Economia Solidária aconteceu como um dos primeiros eventos da plataforma internacional SERESI (Economia Solidária, Reciprocidade e Inovação Social).

Para mais detalhes sobre o evento, por favor acesse o link: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2017/first-european-summer-school-on-solidarity-economy/outline

Também é possível aceder aos vídeos, fotos e outros materiais através da pasta do evento: https://drive.google.com/open?id=1C1fvqEP0C2Vdbkhms8DDI69Y_tiHtVzN.