Michela Giovannini

Michela Giovannini é investigadora no projeto TIMES-Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal. Chegou ao CES em 2017 com uma Marie Sklodowska Curie fellowship e está no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES, bem como no Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL). É graduada em Ciências Políticas pela Universidade de Padua e doutora em Desenvolvimento Local pela Universidade de Trento (Italia). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da economia social e solidaria na America Latina, sobretudo em contextos indígenas e de exclusão social, e na Europa. O seu projecto de investigação individual Marie Sklodowska Curie AGORA pesquisa as relações entre movimentos sociais e organizações da economia solidaria na Espanha e no Portugal para investigar a dimensão política da economia solidaria.

Giovannini, Michela; Pablo Nachar (2019), Social and Solidarity Economy organizations in Chile: concepts, historical trajectories, trends, and characteristics, in Gaiger, L.I., Nyssens, M., and Wanderley, F. (org.), Social Enterprise in Latin America. Routledge

Giovannini, Michela (2018), El nuevo cooperativismo en Chile entre autogestión y compromiso comunitario, in Nicolás Gómez, Howard Richards, Michela Giovanni, Mayeli Ochoa y Andrés Monares (org.), Las economías de los invisibles: miradas y experiencias de economía social y solidaria. Santiago de Chile: RIL Editores

Giovannini, Michela; Huybrechts, Benjamin (2017), "How inclusive is inclusive recycling? Recyclers' perspectives on a cross-sector partnership in Santiago de Chile", Local Environment, 1-13