Flávio Chedid Henriques

Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra. Engenheiro de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2007), Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ (2013). É pesquisador do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ) desde 2004 e do Grupo de Pesquisa em Empresas Recuperadas por Trabalhadores (GPERT) desde 2010. Membro da comissão organizadora do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social, do Encontro Internacional "A Economia dos/as Trabalhadores/as" e da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS). Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ). Pesquisa temas relacionados à Organização do Trabalho, Economia Solidária, Autogestão e tem como campo de estudo as Empresas Recuperadas por Trabalhadores, a partir do qual lançou em 2014 o livro "Autogestão em Empresas Recuperadas por Trabalhadores: Brasil e Argentina".