TIMES <br>Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal

Duração
42 meses
Resumo

As empresas sociais são uma realidade que se afirma na Europa, implicando inovações de formas organizativas da economia social e sectores atividades articulando as dimensões económica, social, cultural, ambiental, entre outras, orientando-se as suas missões para problemas de pobreza, desemprego, envelhecimento, sustentabilidade, etc.
As discussões em torno do conceito são também indiciadoras das transformações e das articulações complexas no campo da economia social e das relações entre estas organizações, o Estado, as empresas e o mercado.
O conhecimento existente em Portugal é limitado, apesar da relevância internacional, científica e política, das empresas sociais.
Este projeto pretende contribuir para o conhecimento do significado, perfil, contexto institucional e papéis das ES em Portugal, de modo a ajudar a fortalecer o seu papel na resolução de problemas sociais e societais. Para tal,
• Procederá ao mapeamento do Quadro institucional e significados de empresa social em Portugal
• Desenhará uma tipologia de modelos de empresa social em Portugal
• Identificará o modo como os quadros institucionais existentes moldam o comportamento das empresas sociais e como estas moldam estes quadros institucionais
• Procurará compreender o papel das empresas sociais na resposta aos desafios sociais e societais

As escolhas conceptuais e metodológicas estão em consonância com o projeto International Comparative Social Enterprise Models (ICSEM), coordenado por Marthe Nyssens e Jacques  Defourny, no âmbito do SOCENT e inserido na Rede EMES – International Research Network.
O projeto articula-se também com a COST Action EMPOWER-SE – Empowering the next Generation of Social Enterprise Scholars, financiada no âmbito da European Cooperation in Science and Technology, e coordenada por Marthe Nyssens, no âmbito da European Cooperation in Science and Technology.

• Contribuir para colmatar as lacunas de conhecimento sobre ES em Portugal
• Fortalecer o campo académico da economia social
• Ajudar a enformar decisões de responsáveis públicos e empreendedores sociais.
• Articular internacionalmente o campo das empresas sociais em Portugal

Em Dezembro de 2022 o projeto TIMES ganhou o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2022, na categoria de Estudos e Investigação.

Este trabalho é financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto TIMES, ref.ª PTDC/SOC-SOC/30612/2017 | POCI-01-0145-FEDER-030612.

Palavras-Chave
empresas sociais, trajetórias institucionais, desafios sociais e societais, economia social
Financiamento