Virgínia Ferreira

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra; Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Investigadora Permanente do CES. Tem estudado o modo como as relações sociais de sexo se expressam em vários fenómenos e processos e estruturas sociais, tendo em conta, nomeadamente: as mudanças económicas e políticas; a regulação do mercado de trabalho; as transformações tecnológicas; os regimes de bem-estar e outras instituições sociais; e as atitudes e práticas das mulheres e dos homens no trabalho, no emprego e na esfera doméstica. Recorrendo, sobretudo, a métodos de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa, tem dado especial atenção à feminização das profissões, às transformações nos padrões de segregação sexual do emprego, em geral, e à evolução das políticas públicas de promoção da igualdade de mulheres e homens. Membro do Conselho Editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, é membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres. Desde 2004 que é membro da European Commission Expert Group on Gender and Employment. A sua obra publicada inclui artigos e ensaios em revistas e em colectâneas nacionais e internacionais.

Bandeira, Emanuella Lustosa; Ferreira, Virgínia; Cabral, Augusto Cézar de Aquino (2019), "Conflito trabalho-família: a produção científica internacional e a agenda de pesquisa nacional", REAd: Revista Eletrônica de Administração, 25, 1, 49-82

Silveirinha, Maria João; Ferreira, Virgínia (2019), Harriet Martineau: Socióloga Radical e Feminista Avant-La-Lettre, in José Luís Garcia e Hermínio Martinho (org.), Lições de Sociologia Clássica. Lisboa: Edições 70, 45-77

Ferreira, Virgínia; Casaca, Sara Falcão (2018), "Ainda há a ideia de que as mulheres têm sempre défices." Entrevistada por Sara Falcão Casaca, in Bárbara Reis (org.), Pensar o trabalho no futuro - Dez Entrevistas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 19-39