Sílvia Ferreira

smdf@fe.uc.pt

Sílvia Ferreira é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É docente nos três níveis de estudos, na licenciatura em Sociologia, Mestrado em Sociologia, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e no Doutoramento em Sociologia. É co-coordenadora do programa de Doutoramento em Sociolgia e da Pós-Graduação em Economia Social. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, empresas sociais, voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Os seus interesses científicos têm incidido sobre a evolução da natureza do Estado-Providência e das "misturas de bem-estar" ancorada, mais recentemente, numa perspetiva enformada pelas abordagens sociológicas dos sistemas sociais complexos. O seu trabalho de extensão universitária tem incidido na relação entre a universidade e a sociedade, particularmente o terceiro sector/economia social.

Ferreira, Sílvia (2019), A economia social na hibridização com o Estado, o mercado e a sociedade: perspetivas analíticas macro, meso e micro, in VVAA (org.), Economia Social ─ olhares cruzados. Coimbra: Almedina

Hulgard, Lars; Ferreira, Sílvia (2019), Social Innovation and Public Policy, in Howaldt, J.; Kaletka, C.; Schröder, A.; Zirngiebl, M. (org.), Atlas of Social Innovation. New Practices for a Better Future,. Dortmund.: Sozialforschungsstelle, TU Dortmund Universit

Livro

Santos, Elizabeth; Veiga, Fátima; Cruz, Paula; Lopes, Mónica; Ferreira, Sílvia (2015), O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas Organizações do Terceiro Sector. Lisboa: EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza