SUPERA
Promoção de Igualdade na Investigação e Academia
O projeto SUPERA visa combater as desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico através da implementação de planos de ação para a igualdade de género (GEPs) em seis entidades do sistema científico europeias (onde se inclui a Universidade de Coimbra).
Entendendo as desigualdades de género no mundo académico enquanto fenómeno estrutural, transversal, complexo e multidimensional, o projeto pretende contribuir para a integração da dimensão de género nas políticas e práticas dos parceiros de implementação em quatro áreas-chave. Três das áreas correspondem objetivos definidos pela Comissão Europeia, nomeadamente no âmbito do Espaço Europeu de Investigação: (i) Remover barreiras ao recrutamento, retenção e progressão na carreira das mulheres; (ii) Eliminar os desequilíbrios de género na tomada de decisão; (iii) Fortalecer a dimensão de género em programas de investigação e conteúdos educativos. A quarta área é transversal e respeita aos (iv) Preconceitos e estereótipos de género, frequentemente na base dos desequilíbrios de género observados nos domínios anteriores.
Encontra-se estruturado em três fases:
1. Planeamento: Análise organizacional aprofundada sobre situação das instituições em termos de igualdade de género e definição de uma estratégia e plano de trabalho [consultar principais resultados do diagnóstico da Universidade de Coimbra].
2. Implementação: Conceção e implementação planos de melhoria para a integração da dimensão de género em cada uma das áreas de ação-chave.
3. Avaliação: Análise dos progressos alcançados a partir de metas quantitativas e indicadores qualitativos.
Para atender à complexidade e multidimensionalidade do processo de implementação de planos para igualdade irá recorrer-se a metodologias de transformação e cocriação, como sejam: Polos/Hubs de igualdade de género (destinados à implementação no dia-a-dia dos GEPs, envolvendo todas as partes interessadas nas instituições); e Fab labs (estruturas temáticas ad hoc, de curta duração, destinadas à co-conceção de soluções inovadoras para serem testadas).
O consórcio propõe-se implementar Planos de Igualdade de Género em dois tipos de entidades do sistema científico: universidades/instituições de investigação científica e organismos de financiamento do sistema científico.
Os Planos de Igualdade de Género ajudarão a articular uma compreensão mais profunda das desigualdades, estereótipos e enviesamentos de género no mundo académico, e irão suportar a inclusão da perspetiva da igualdade entre mulheres e homens nas entidades parceiras mediante a implementação de um conjunto de medidas agrupadas nas quatro áreas de ação acima referidas, de acordo com a prioridades da EU. [síntese geral do projeto]
Universidad Complutense de Madrid - Instituição Coordenadora
Università Degly Studi di Cagliari (Itália)
Central European University (CEU) (Hungria)
Universidade de Coimbra (UC)/Centro de Estudos Sociais (CES)
Ministério de Economía, industria y Competitividad (MINECO)
Regione Autonoma della Sardegna (RAS)
YW Yellow Window (Bélgica)
SCIENCES PO Fondation Nationale des Sciences Politiques (França)
Fernando Fontes
João Paulo Dias
Lina Coelho
Mónica Lopes (coord)
Virgínia Ferreira