Mónica Lopes
Nota biográfica
Mónica Lopes é investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando a Linha Temática 2 - Democracia, Justiça e Direitos Humanos. É doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus atuais interesses de investigação incluem as relações de género, políticas de género, políticas sociais, avaliação (impacto) e terceiro sector. Desde 2002, tem participado em vários projetos de investigação (ação) e estudos de avaliação explorando as relações de género e avaliando a implementação e impacto de políticas públicas (de género), bem como fornecendo ferramentas e instrumentos para a integração do género em diferentes áreas e ambientes institucionais, nomeadamente na Academia. Mais recentemente, liderou a equipa portuguesa do projeto H2020 "SUPERA - Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia", foi responsável pela revisão científica do projecto EEAGrants "Gender Equal-Research"e co-PI do projecto nacional "ENGENDER - Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal". Atualmente é membro da equipa de investigação do projecto europeu "PHOENIX - Listening to Citizen Voices for a Greener Europe".
Últimas Publicações
Artigo em Revista Científica
Esteves, Denise; Holz, Sheila; Lopes, Mónica; Sandri, Sinara (2024), "Exploring the nexus of gender and environment in the H2020 PHOENIX project: insights from the design of a gender equality plan", Frontiers in Environmental Science, 12
Artigo em Revista Científica
Santos, Caynnã de Camargo; Lopes, Mónica; Monteiro, Rosa; Vieira, Cristina C.; Ferreira, Virgínia (2024), "Estudos sobre as mulheres, de género e feministas em Portugal: uma análise bibliométrica comparativa entre Web of Science e Scopus (1995-2021)", ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, 49
Livro
Monteiro, Rosa; Lopes, Mónica; Vieira, Cristina; Ferreira, Virgínia; Santos, Caynnã (2024), Políticas públicas de igualdade de género na educação em Portugal: da legislação à difícil transposição prática [Public gender equality policies in education in Portugal: From legislation to the challenge of practical implementation]. Coimbra: CES-UC
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