DeCodeM
(Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal
DeCodeM irá desenvolver o primeiro estudo abrangente sobre media e masculinidades em Portugal. O projeto propõe-se identificar e analisar criticamente, através de uma abordagem interseccional, as representações de masculinidades que são (re)produzidas pelos meios de comunicação social e redes sociais online em Portugal, explorando as razões que subjazem à construção de determinadas representações de género, procurando compreender por que certas noções de masculinidade prevalecem nessas representações, analisando a forma como essas representações são apropriadas ou contestadas por audiências e produtores de conteúdo, e examinando se elas promovem ou não uma perspetiva igualitária e não-violenta das relações sociais de género. A partir de uma lente feminista e com uma abordagem epistemológica ancorada na centralidade dos discursos combinada com uma abordagem tripartida à “agency” dos media (produção, mensagem, audiência) e uma abordagem ecológica aos discursos práticas e representações mediáticas, o DeCodeM pretende abordar a complexidade, não-linearidade e heterogeneidade das representações e atitudes em relação às masculinidades e às relações de género na esfera mediática em Portugal, com uma forte componente de investigação-ação.
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto DeCodeM, ref.ª PTDC/COM-CSS/31740/2017.
Barbara Janiques de Carvalho
Bia Carneiro
Bibiana Garcez da Silva
Carlota Houart
Gary Barker
Inês Amaral
Júlia Garraio
Rita Basílio de Simões
Sílvia Roque
Sofia José Santos (coord)
Tatiana Moura
Teresa Almeida Cravo