Encontros Científicos

Organização de encontros científicos

Organização de A Agenda «Mulheres, Paz e Segurança»: ausências e caminhos a percorrer, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 13 de Março 2019.

Membro da Comissão Organizadora de DeOthering: Deconstructing Risk and Otherness. A round-table discussion with Cristina Demaria, Inês Amaral and Monish Bhatia, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 16 de Novembro 2018 (com Giuliani, Gaia ; Roque, Sílvia; Garraio, Júlia ; Santos, Rita; José Santos, Sofia).

Organização de A imaginação do fututo. Saberes, experiências, alternativas. Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos. Comemoração dos 40 anos do CES., FEUC e Auditório da Reitoria, Coimbra, 07 a 10 de Novembro de 2018.

Membro da Comissão Organizadora de Mesa Redonda. Pré-Colóquio 40 anos do CES. Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e "Outros internos" nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 07 a 10 de Novembro de 2018 (com Giuliani, Gaia; Roque, Sílvia; Garraio, Júlia ; Santos, Rita ; José Santos, Sofia).

Membro da Comissão Organizadora de DeOthering: Deconstructing Risk and Otherneness. A round-table discussion with Dubravka Zarkov, Joana Gorjão Henriques and Lene Hansen, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 30 de Outubro 2018 (com Giuliani, Gaia; Roque, Sílvia; Garraio, Júlia; Santos, Rita; José Santos, Sofia).

Organização de Colóquio Internacional Memórias e Legados das Lutas de Libertação. Co-organizadora., Bissau, 27 a 29 de Setembro de 2018.

Organização de La Configuración de las Huellas de Intervención en las/os jóvenes privadas de la libertad en el Sistema de Responsabilidad Penal Adolescente Colombiano, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 19 de Junho 2018.

Organização de Camino a la paz: repertorios simbólicos de las mujeres en una Colombia en transición, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 03 de Maio 2018.

Organização de Os fios que tecem a memória: as guerras coloniais e as lutas de libertação em perspetiva. Co-organizadora, INEP, Bissau (Guiné-Bissau), , 22 a 23 de Setembro de 2017.

Membro da Comissão Organizadora de Mesa-Redonda: A Guiné-Bissau e o golpe de Estado de 12 de Abril: interpretações, dinâmicas e estratégias de resposta, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra., 01 de Junho 2012 (com Roque, Sílvia Almeida Cravo, Teresa).

Membro da Comissão Organizadora de Seminário: Trajectórias da violência: uma análise a partir das experiências dos jovens, CES, Lisboa , 17 de Dezembro 2009 (com Roque, Sílvia Cardoso, Katia ).

Membro da Comissão Organizadora de Seminário: Jovens e violência: condições e respostas , INEP, Bissau, 07 de Dezembro 2009 (com Roque, Sílvia Cardoso, Katia).

Organização de Workshop: Ajuda e construção da paz em contextos de fragilidade institucional - o caso da Guiné-Bissau, INEP, Bissau, 20 de Março 2007.

Membro da Comissão Organizadora de Reunião internacional de peritos. Peacebuilding processes and state failure strategies., Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra., 31 de Março a 01 de Abril de 2006 (com Pureza, José Manuel; Roque, Sílvia; Rafael Simões, Mónica; Katia, Cardoso).

Comunicações em encontros científicos

Roque, Sílvia (2019), "Género, paz e segurança: discursos, práticas e políticas", comunicação apresentada em A promoção da igualdade de género na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Instituto Universitário Militar, Lisboa, 21 de Outubro.

Santos, Rita; Roque, Sílvia (2019), "Formações políticas de direita e de extrema direita e os debates sobre ideologia de género e anti-imigração em Portugal: notas exploratórias ", comunicação apresentada em V CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DE COIMBRA uma visão transdisciplinar, Coimbra, 13 a 15 de Outubro.

Roque, Sílvia (2019), "De l'Héroïne officielle aux héroïnes oubliées : notes sur l'évolution des mémoires de la libération de Guinée-Bissau ", comunicação apresentada em Le Genre des Indépendances, The University of Chicago Center in Paris, Paris., 18 a 19 de Junho.

Roque, Sílvia (2019), "'Internal others', masculinities and femininities: security discourses on terror threats in France ", comunicação apresentada em Nora Conference 2019: Border Regimes, Territorial Discourses & Feminist Politics , University of Iceland, Reykjavik, 22 a 24 de Maio.

Roque, Sílvia (2019), "«Outros internos», masculinidades e feminilidades: discursos de segurança em torno da ameaça terrorista em França", comunicação apresentada em SLAM SEMINAR Núcleo DECIDE-CES, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 02 de Abril.

Roque, Sílvia (2019), "Amílcar Cabral: memórias transgeracionais", comunicação apresentada em Colóquio Figurações de Amílcar Cabral - memória, política e cultura, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 22 de Fevereiro.

Roque, Sílvia (2019), "Homegirls: violência, política e micro-resistências em modo de cosmopolitismo subalterno", comunicação apresentada em Ecologias Feministas de Saberes, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 21 a 24 de Janeiro.

Roque, Sílvia; Santos, Rita (2018), "Género, Feminismos e Estudos para a Paz ", comunicação apresentada em 1st international conference on conflict resolution and peace studies, Universidade Autónoma de Lisboa, 29 a 30 de Novembro.

Roque, Sílvia (2018), "Outros internos, masculinidades e feminilidades: discursos de segurança em torno da ameaça terrorista em França", comunicação apresentada em Pré-Colóquio 40 anos do CES, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 07 de Novembro.

Roque, Sílvia (2018), "Amílcar Cabral: itinerários de memória", comunicação apresentada em Colóquio Internacional. Memórias e Legados das Lutas de Libertação, Hotel Azalai, Bissau, 27 a 29 de Setembro.

Roque, Sílvia (2018), "Amílcar Cabral, herói mitigado: entre o desejo e o ressentimento", comunicação apresentada em Heróis e Vilões: representações a partir dos Estudos da Memória e dos Estudos de Género, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 18 de Abril.

Roque, Sílvia (2018), "A Violência Sexual entre a Guerra e a Paz", comunicação apresentada em Ciclo de Conversas Descolonizando o Pensamento, ISCTE-IUL, Lisboa, 19 de Março.

Roque, Sílvia (2018), "Amílcar Cabral: Memórias Transgeracionais", comunicação apresentada em Amílcar Cabral: O "Combatente Anónimo" pelos Direitos Fundamentais da Humanidade, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, 01 a 03 de Março.

Roque, Sílvia (2017), "Violência sexual em conflitos armados (e para além deles): três passos de análise para melhores políticas", comunicação apresentada em Seminário Internacional Político-Estratégico do CAE/CPLP. A Nova Visão Estratégica e a Cooperação no Setor da Defesa. , Instituto Universitário Militar, Lisboa, 10 a 11 de Outubro.

Roque, Sílvia (2017), "Amílcar Cabral: itinerários transnacionais da memória ", comunicação apresentada em Os fios que tecem a memória: as guerras coloniais e as lutas de libertação em perspetiva, INEP, Bissau (Guiné-Bissau), 22 a 23 de Setembro.

Silva, Mónica ; Roque, Sílvia (2017), "Afrodescendentes: uma cartografia pós-colonial para um Portugal contemporâneo", comunicação apresentada em 12º Congresso Alemão de Lusitanistas. Secção 8: Olhares cruzados: pós-memórias do fim do colonialismo português em perspetiva comparada, Universidade Johannes Gutenberg (JGU), Mongúcia, Mainz (Alemanha), 13 a 16 de Setembro.

Roque, Sílvia; Silva, Mónica (2017), "A new cartography for European memory: Afroeuropean youth in contemporary Portugal", comunicação apresentada em 6th Biennial Conference Afroeuropeans: Black Cultures and Identities in Europe, Tampere, Finlândia, 06 a 08 de Julho.

Roque, Sílvia (2017), "Entre o pânico moral e a reprodução da violência. Jovens, Género e Violência nos media", comunicação apresentada em Curso Direitos Humanos & Literacia Mediática, Coimbra Business School, 24 de Março.

Roque, Sílvia (2016), "Cabral vive? Possibilidades de um legado a partir de olhares de jovens guineenses", comunicação apresentada em Legacies of the Tricontinental. Imperialism, Resistance, Law , Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 22 a 24 de Setembro.

Roque, Sílvia (2015), "O estudo da violência nas Relações Internacionais: desafios éticos e metodológicos", comunicação apresentada em Ciclo de conferências em Política Internacional e Resolução de Conflitos, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 04 de Dezembro.

Pureza, José Manuel; Roque, Sílvia (2015), "Urban Violence and Urban Peacebuilding: Rethinking Concepts and Practices in the Age of Austerity", comunicação apresentada em Spaces of Dispossession and Dissent: Lisbon after 2008, CES-Lisboa, 29 de Junho a 03 de Julho.

Roque, Sílvia (2015), "Violencia y resiliencia: dinámicas juveniles en Bissau", comunicação apresentada em Curso Àfrica Negra, reinventant l'espai urbà , Facultat d'Humanitats de la Universitat Pompeu Fabra / Centre d'Estudis Africans (CEA), Barcelona, 20 a 20 de Junho.

Roque, Sílvia (2015), "De Bissau a San Salvador: desafios de um percurso interdisciplinar e multi-cultural", comunicação apresentada em Os Estudos Africanos em Debate, ISCTE, Lisboa, 23 a 23 de Abril.

Roque, Sílvia (2015), "Perspetivas sobre Género e Violência nas Relações Internacionais", comunicação apresentada em Conferência do NERIFE, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 11 a 11 de Março.

Roque, Sílvia (2014), "Das guerrilhas aos gangs: redefinições de violência política", comunicação apresentada em II Congresso Internacional do OBSERVARE, Guerra Mundial e Relações Internacionais - 100 anos depois de 1914, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 02 a 03 de Julho.

Roque, Sílvia (2014), "Pós-guerra ou a permanência das crises: uma análise da reprodução das violências na Guiné-Bissau", comunicação apresentada em VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 a 16 de Abril.

Roque, Sílvia; Santos, Rita (2014), "Descolonizar o feminismo nas Relações Internacionais", comunicação apresentada em VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 14 a 16 de Abril.

Roque, Sílvia (2014), "Guerillas, gangsters and beyond: gender, violence and resistance in (wartime and) post-war El Salvador ", comunicação apresentada em Resisting war in the 20th century, Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 27 de Fevereiro a 01 de Março.

Roque, Sílvia; Santos, Rita (2013), "Feminismos e Relações Internacionais: perspectivas sobre guerra, paz e segurança", comunicação apresentada em Conferência Feminismo e Relações Internacionais , Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR, Lisboa., 19 de Janeiro.

Santos, Rita; Roque, Sílvia (2012), "Feminismos, Relações Internacionais e Segurança", comunicação apresentada em Gender workshop, Centro de Estudos Sociais, Coimbra, 31 de Maio.

Costa Dias, Eduardo; Larcher Carvalho, Ana; Roque, Sílvia; Vasconcelos, Joana; Schiefer, Ulrich (2011), "Percepções populares no planeamento e avaliação da cooperação no sector da segurança na Guiné-Bissau", comunicação apresentada em A Prevenção e a Resolução de Conflitos em África, Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, 10 a 11 de Outubro.

Roque, Sílvia (2011), "Para além dos bandidos, polícias e milícias: jovens "normais" e violência em Bissau", comunicação apresentada em Simpósio Interdisciplinar Violencia urbana, los jóvenes y la droga, Monte Verità, Suiça, 01 a 06 de Maio.

Roque, Sílvia (2011), "Estratégias sexuadas de mobilização e terror em El Salvador", comunicação apresentada em Workshop Youth, gender and security, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 13 de Abril.

Roque, Sílvia; Cardoso, Katia (2010), "Jovens, marginalização e violências na Guiné-Bissau e Cabo Verde: a paz como projecto violento", comunicação apresentada em 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos, Painel "Modernidades, Marginalização e Violência: estratégias de sobrevivência e afirmação dos jovens em Cabo Verde e Guiné-Bissau" , ISCTE, Lisboa, 09 a 11 de Setembro.

Roque, Sílvia; Cravo, Teresa (2010), "Peacebuilding e Desenvolvimento: críticas e aplicações em alguns casos africanos", comunicação apresentada em Intervencionismo Global: Críticas e Resistências, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 12 a 15 de Julho.

Roque, Sílvia (2010), "As maras em El Salvador: processos de alienação num contexto da paz violenta ", comunicação apresentada em Intervencionismo global: críticas e resistências, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 12 a 15 de Julho.

Roque, Sílvia (2009), "Jovens, marginalização e violência na Guiné-Bissau: da guerra à desconstrução da paz", comunicação apresentada em Trajectórias da violência: uma análise a partir das experiências dos jovens, CES Lisboa, 17 a 17 de Dezembro.

Roque, Sílvia; Moura, Tatiana (2009), "Estratégias de guerra em contextos de não guerra: o seu carácter sexuado ", comunicação apresentada em O sexo das violências, Centro de Estudos Sociais, Coimbra, 09 a 12 de Setembro.

Roque, Sílvia; Cardoso, Katia (2009), "Guiné-Bissau e Cabo Verde. Trajectórias de contenção e disseminação da violência armada.", comunicação apresentada em O sexo das violências , Centro de Estudos Sociais, Coimbra, 09 a 12 de Setembro.

Roque, Sílvia; Cardoso, Katia (2008), "Por que razões os jovens se mobilizam… ou não? Jovens e violência em Bissau e na Praia", comunicação apresentada em 12ª Assembleia Geral do CODESRIA, Yaoundé, Camarões, 07 a 11 de Dezembro.

Roque, Sílvia (2008), "Trajectories of violence in El Salvador", comunicação apresentada em Rethinking Peace and Security: New Dimensions, Strategies and Actors, Faculdade de Economia / Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 08 a 16 de Julho.

Roque, Sílvia (2008), "La medición de la seguridad humana. El caso de Guinea-Bissau", comunicação apresentada em Seguridad Humana: Fundamentos Teóricos y Aplicaciones, Bilbau, 30 de Junho a 01 de Julho.

Moura, Tatiana; Roque, Sílvia (2008), "Women and armed violences. War strategies against women in non-war contexts. The cases of Rio de Janeiro and San Salvador", comunicação apresentada em Gender and Region Workshop, Cairo, 14 a 16 de Fevereiro.

Roque, Sílvia (2007), "Why youth matters: Strategies of violence containment and mobilisation in Guinea Bissau and the blindness of external interventions", comunicação apresentada em Seventh International CISS Millennium Conference, Global Security and the re-configuration of the international system: vision and reality, Buçaco, 14 a 16 de Junho.

Roque, Sílvia (2007), "Guiné-Bissau: dimensões e estratégias de disseminação e contenção da violência", comunicação apresentada em Violências na guerra e na paz, Coimbra, 24 a 25 de Fevereiro.

Roque, Sílvia (2006), "A montante e a jusante dos Estados falhados", comunicação apresentada em Economia na Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, no quadro global das relações Norte-Sul, organizado pela ONG CIC e pelo CENJOR, Coimbra, 13 a 13 de Junho.

Roque, Sílvia (2005), "Peacebuilding processes and weakening strategies in Angola, Guinea-Bissau and Mozambique: a comparative study", comunicação apresentada em Failing states or failed states? The role of development models, Madrid, 12 a 12 de Dezembro.