Sílvia Roque

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2008, onde foi também investigadora júnior entre 2005 e 2007. Foi Professora Auxiliar Convidada do Mestrado em Estudos Africanos, no ISCTE-IUL (2017-2019). Doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014), recebeu, em 2015, o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa pela sua tese de doutoramento. Realizou ainda um mestrado em Estudos Africanos (2007), no ISCTE-IUL-Instituto Universitário de Lisboa, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002). Desde 2005 tem trabalhado em projectos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Para além da Guiné-Bissau e de El Salvador, países onde concentrou a maior parte da sua investigação, colaborou ainda em projectos de investigação em Portugal e em Moçambique. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência.

Roque, Sílvia; Santos, Rita (2019), Gênero, Feminismos e Estudos para a Paz, in Marcos Alan S.V. Ferreira, Roberta Holanda Maschieto, Paulo Roberti Loyolla Kuhlmann (org.), Estudos para a Paz. Conceitos e Debates.. São Cristóvão (Brasil): Editora UFS, 419-458

Cravo, Teresa Almeida; Duarte Lopes, Paula; Roque, Sílvia (2018), "Portugal e a promoção da paz: uma análise crítica de percursos pós-coloniais", e-cadernos CES, 29, 169-196

Santos, Rita; Roque, Sílvia; Santos, Sofia José (2018), "De-securitising 'the South in the North'? Gendered Narratives on the Refugee Flows in the European Mediascape", Contexto Internacional, 40, 3, 453-477