Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Sancho Querol, Lorena (2022), formador no "Tenho um museu na minha vida! Experiências inspiradoras de museologia participativa em Espanha e Portugal". Mestrado de Património Cultural e Museologia. Aula temática na Disciplina Gestão e Programação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Sancho Querol, Lorena (2021), formador no Seminário temático: "CHALLENGING CULTURAL PEDAGOGY AT SCHOLAR-MUSEUM OF PUSOL (SPAIN): towards a collaborative safeguarding along time", disciplina de Museologia, Licenciatura de Patrimonio Cultural e Arqueologia, Faculdade de Ciencias Sociais e Humanidades, Universidade do Algarve, Faro.

Sancho Querol, Lorena (2020), formador no "MUSEUS E NARRATIVAS DECOLONIAIS: A experiência do Projeto ECHOES no Rio de Janerio e em Lisboa" , Museu Nacional de Etnologia (Lisboa), Museu Nacional de Etnologia (Lisboa).

Sancho Querol, Lorena (2019), coordenação do "SOCIETY IN THE MUSEUM - on participatory challenges for museum work", Theoretical and pratical seminar, Gothenburg City Museum, Centre for Critical Heritage Studies (Universidade de Gothenburg) e Gothenburg City Museum.

Sancho Querol, Lorena (2015), coordenação do "DEMOCRATIZAR O INVENTÁRIO MUSEOLÓGICO: um exercício de cidadania cultural ou um apelo à tolerância identitária?", Museu do Alto Sertão da Bahia (com recurso a e-learning), organizado pelo Museu do Alto Sertão da Bahia e pela empressa Zanettini Arqueologia, Brasil.

Sancho Querol, Lorena (2015), coordenação do "Património Cultural Imaterial: perspetiva comparada Brasil-Portugal", Campus Teresina, Universidade Federal do Piauí.

Sancho Querol, Lorena (2013), coordenação do "LEGITIMAR MEMÓRIAS LOCAIS: cartografias hum(urb)anas na Madragoa", 1ª edição 2013, Museu das Comunicações e bairro da Madragoa, CCArq-CES em parceria com o MINOM Portugal e com o Museu das Comunicações (FPC). Mais informação em: http://www.ces.uc.pt/formacao/index.php?id=6795&id_lingua=1&pag=6796.

Sancho Querol, Lorena (2013), coordenação do "LEGITIMAR MEMÓRIAS LOCAIS: cartografias urb(urb)anas na Madragoa", 2ª edição 2013, Museu das Comunicações e bairro da Madragoa, CCArq-CES em parceria com o MINOM Portugal e com o Museu das Comunicações (FPC). Mais informação em: www.ces.uc.pt/formacao/legitimar2.

Sancho Querol, Lorena (2012), coordenação do "LEGITIMAR MEMÓRIAS LOCAIS: Entre Cartografias e Utopias", Museu do Trajo de São Brás de Alporte, CCArq-CES em parceria com o MINOM Portugal. Mais informação em: http://www.ces.uc.pt/formacao/index.php?id=5896&id_lingua=1.

Orientações de Teses de Doutoramento

2015-2019 - Coorientação (com Pierluigi Sacco) da tese de Doutoramento "The relation between the museum experience and the individual psychological well-being of museum-goers. Two studies". Doutoramento em Comunicazione e Mercati: Economia, Marketing e Creatività. Università IULM, Milano (Itália)", da autoria de Sendy Ghirardi.

em curso - Coorientação (com Giovanni Alegretti e Lorena Sancho Querol) da tese de Doutoramento ""Da efetivação do direito à cultura à promoção da sustentabilidade e do empoderamento local: indicadores para o fomento de uma governação plural visando a intensificação da abertura democrática nos museus europeus"", da autoria de Adriana Giroletti.

em curso - Coorientação (com Giovanni Allegretti) da tese de Doutoramento "A Governação como sistema à Intensificação da Participação e Inovação Democrática nos Museus Portugueses", da autoria de Adriana Giroletti.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Towards a demodernized museum? Social usefulness as a strategy in modern and contemporary art museums in XXI century Europe" (título provisório). PhD Human Rights in Contemporary Societies, CES. ", da autoria de Joana Monbaron.

em curso - Coorientação (com Lorena Sancho Querol e Luisa Trindade) da tese de Doutoramento ""A Acessibilidade Intelectual e Social nos Museus: análise de necessidades e plano de ação no caso português" (título provisório). Doutoramento em Estudos Contemporâneos, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, UC. ", da autoria de Bruna Filipa Teixeira Dias.

em curso - Coorientação (com Luisa Trindade) da tese de Doutoramento ""MUSEUS E DECOLONIALIDADE: ANÁLISE DE BOAS PRÁTICAS E SEUS IMPACTOS SOCIOCULTURAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL". Doutoramento em Historia da Arte, Faculdade de Letras, UC.", da autoria de Samira Amara Alves.

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

31-08-2020 - Supervisão do projeto "Patrimônios entrelaçados e Descolonização", da autoria de Professora Doutora Márcia Regina Romeiro Chuva (ECHOES-UNIRIO).

Orientações de Teses de Mestrado

09-12-2020 - Orientação da tese de Mestrado ""Os desafios da Inclusão Cultural no Museu Nacional Machado de Castro: O direito ao Museu dos públicos com necessidades especiais"", da autoria de Bruna Filipa Teixeira Dias.

09-12-2020 - Coorientação (com Virgínia Gomes) da tese de Mestrado ""Os desafios da Inclusão Cultural no Museu Nacional Machado de Castro: O direito ao Museu dos públicos com necessidades especiais". Dissertação de Mestrado em Património Cultural e Museologia, Faculdaed de Letras da Universidade de Coimbra.", da autoria de Bruna Filipa Teixeira Dias.

18-05-2017 - Coorientação (com Áurea Pinheiro) da tese de Mestrado "O saber fazer da tecelagem manual da rede em Pedro II: uma proposta de inventário participativo", da autoria de Ivanilda Amaral. Mestrado em Artes, Património e Museologia, Universidade Federal do Piauí, Brasil.

18-05-2017 - Coorientação (com Aurea Pinheiro) da tese de Mestrado "O saber-fazer dos artefatos da pesca: Inventário Participativo para um presente sustentável", da autoria de Samira Amara.

25-11-2016 - Coorientação (com Eduardo Dável) da tese de Mestrado "Gestão de Museus: Estratégias com base na Participação Comunitária e na Identidade Cultural Local", da autoria de Hilda Bárbara Maia Cezário. Dissertação no Mestrado Multidisciplinar e Profissional em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.

05-12-2013 - Coorientação (com Margarida Lima de Faria ) da tese de Mestrado "Contextos históricos de temporalidade longa visitados em breve espaço de tempo" ou "A Zona Turística de Belém", da autoria de Teresa Abreu, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (UNL).