Lorena Sancho Querol

Licenciada em Belas Artes pela Universidad Complutense de Madrid (1995), Mestra (2005) e Doutora em Museologia Social (2012) pela Universidade Lusófona de Lisboa. Na sua dissertação "El Patrimonio Cultural Inmaterial y la Sociomuseologia: un estúdio sobre inventarios" debruçou-se em torno da teoria e das boas práticas de inventário participativo de Património Imaterial com o museu como mediador. Foi bolseira do programa "ERASMUS MUNDUS" (1995-96) no final da licenciatura, do programa "EEA Grants & Norwegian Financial Mechanism" (PT0019/EEA-grants, 2007-09) e da "Fundação para a Ciência e a Tecnologia" do Ministério de Educação e Ciência em Portugal (FCT-SFRH/BD/63787/2009, 2010-11) no doutoramento. Posteriormente foi bolseira da COST Action-IS1007 "Training School "Culture(s) in Sustainable Futures" (2015) e Professora Visitante do Exterior no Programa PVE/CAPES/Brasil entre 2015 e 2016. Atualmente é Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na área de Museologia Social e no âmbito do Núcleo de Cidades, Culturas e Arquiteturas. Neste contexto desenvolve desde 2014 o seu projeto de pós-doutoramento "A Sociedade no Museu: estudo sobre participação cultural nos museus locais europeus" (SoMus) para o qual contou com o apoio da FCT (SFRH/BPD/95214/2013) entre 2014 e 2018. Desde 2016 integra a equipa de coordenação do projeto CREATOUR: "Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas" (P-2020) e desde 2018 assume a coordenação da equipa CES no projeto ECHOES: "European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities" (H-2020, ENG-GLOBALLY-01-2017) junto com Paulo Peixoto. As suas pesquisas e atividade docente incidem sobre novos modelos de gestão participativa em museus locais, sobre visibilidade e reconhecimento de memórias coletivas, ou sobre processos de legitimação e regeneração social de patrimónios locais através de mecanismos de ação coletiva como os inventários participativos, o mapeamento cultural ou a criação de novas fórmulas museológicas.

Sancho Querol, Lorena; Chuva, Márcia; Nonbo Andersen, Astrid; Raggi, Giuseppina; Gianolla, Cristiano; Peixoto, Paulo (2018), 'Entangled Cities', in Andersen, Casper; Timm Knudsen, Britta; Kølvraa, Christoffer (org.), Anthology exploring the keywords of colonial heritage. Aarhus: ECHOES project

Alves, Samira; Sancho Querol, Lorena (2018), "Palhas que transformam vidas: a criação do Museu-Oficina da Ilha de Canárias, Maranhão, Brasil", e-cadernos ces, Nº 30, 100-124

Cezário, Hilda Barbara Maia; Davel, Eduardo; Querol, Lorena Sancho; Sancho, Emanuel (2018), "Desafios da Gestão Participativa no Museu de São Brás em Portugal", Revista de Administração Contemporânea, 22, 1, 138-162