José Reis

José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde se licenciou [1978] e doutorou [1989] em Economia com uma tese publicada em livro sob o título "Os Espaços da Indústria: a regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal", Porto, Afrontamento, 1992. Em 1998 obteve a Agregação, com uma lição sobre "O institucionalismo económico: crónica sobre os saberes da Economia". Em 2018 desenvolveu investigação na Maison des Sciences de l'Homme, em Paris, convidado como Directeur d'Études Associé. É Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Economia Política, membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas e Cocoordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro [1996-1999], Secretário de Estado do Ensino Superior [1999-2001] e Presidente do Conselho Científico [1992-1994 e 2000-2004] e Diretor da FEUC [2009-2015]. Tem sido investigador ou professor visitante em Universidades dos Estado Unidos da América, da França, da Itália e do Brasil. Desenvolve investigação em três grandes áreas: a) organização e evolução dos sistemas económicos, tendo em conta as dinâmicas produtivas, o trabalho e os sistemas de emprego e de provisão e a formas de inserção internacional; b) territórios, sistemas produtivos e as dinâmicas regionais; c) governação e instituições da economia. A sua referência principal é economia portuguesa e a economia europeia. Em 2018 publicou o livro "A Economia Portuguesa: Formas de Economia Política numa periferia persistente (1960-2017)", Coimbra, Almedina. Em "Ensaios de Economia Impura", Coimbra, Almedina/CES, 2007 e 2009, desenvolveu a sua perspetiva institucionalista. Em "Portugal e a Europa em Crise: Para acabar com a economia de austeridade", Lisboa, Actual, 2011 (com João Rodrigues) e em "A Economia Política do Retrocesso: Crise, causas e objetivos", Coimbra, Almedina/CES, 2014, que organizou, centrou-se na problemática da crise e da austeridade. Em 2019 participou em dois livros resultantes de projetos de investigação de que fez parte: "A Nova Questão da Habitação em Portugal: Uma abordagem de economia política (Ana Cordeiro Santos, org., Coimbra: Actual, 53-86), onde publicou o capítulo "O território ainda existe? Sistemas de provisão de habitação e o desperdício do país" e "A Ciência Económica em Portugal" (Vítor Neves e José Reis, org. Coimbra: Edições Almedina), sendo autor do capítulo "O GEBEI: Um pensamento económico estruturado na periferia da Europa" e co-autor de "As ideias económicas em debate".

ORCID

16 e 17 de novembro de 2021, 9h00-19h30

Colóquio | Coimbra 30-2030

Livro