DEMOCRACIA
A Economia Política da Construção da Democracia: sistema produtivo e de emprego, provisão pública e instituições
Este projeto é sobre a construção da democracia económica no imediato pós-25 de Abril. Estudar-se-ão aspetos fundamentais da estrutura económica e da sua evolução, procurando compreender os mecanismos que privilegiaram a estruturação interna e a institucionalização de novas relações sociais no campo da provisão. O projeto deter-se-á também nas instituições formadas na primeira fase da democracia e nos debates que isso suscitou, assim como no modo como a revolução democrática influenciou o interesse intelectual por Portugal, suscitando novos relacionamentos internacionais. Dado o tempo estabelecido, assenta apenas em três eixos analítico principais:
1. O primeiro consiste em aprofundar o conhecimento da Economia Política do pós-25 de Abril de 1974, começando por estudar dois dos seus traços fundamentais: a criação de emprego e a estruturação da provisão social pública.
2. No segundo eixo desenvolver-se-á a relação entre esta forma de Economia Política e a criação de novas instituições, por um lado, e, por outro, o pensamento da época, expresso nas reflexões e na ação de intelectuais públicos importantes.
3. Enquanto as duas primeiras tarefas se dirigem ao que aconteceu em Portugal, a terceira olhará para o contexto internacional. Há duas dimensões a tomar em conta. A primeira tem a ver com a profunda alteração das formas de inserção internacional da sociedade e da economia portuguesas.
Espera-se concluir com uma interpretação original do ciclo económico do pós 25 de Abril, fundamentada em dados estruturais da economia (emprego, dinâmicas e relações intersectoriais, qualificações e realocação do emprego) e do papel da provisão pública. Isso permitirá compará-lo com os ciclos anteriores e posteriores de um modo que se espera que seja também original. Juntar-se-á a isto uma relação com as ideias económicas daquele período através das obras e de informação não publicada.
Ernesto Nieto-Carrillo
Henrique Pinto Coelho Siqueira
João Pedro Amaral Cabouco Rodrigues
José Reis (coord)