CC.EDU - Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação

Comunicação

Co-criação de intervenções no espaço público da cidade de Coimbra a partir de metodologias artísticas e das ciências sociais e humanas

Cláudia Pato de Carvalho

Daniela Lebre

Leonor Silva

Rita Campos

Colóquio Internacional CULTURS

A partir de uma perspetiva da ciência social cidadã envolvida, pretendemos apresentar as metodologias e os resultados decorrentes de um trabalho de colaboração e co-criação entre investigadoras do CES e crianças e jovens do Programa de Férias 2024 da União das Freguesias de Coimbra. Durante três semanas, crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos desenvolveram e aplicaram diferentes tipos de metodologias, em particular, caminhada passo-a-passo (walkthrough), observação participante, ecologia de sons da paisagem (soundscape ecology), mapas afetivos, mapas visuais (desenho, fotografia e objectos) e entrevistas não-estruturadas. A partir de informação recolhida por diferentes subgrupos, foram criadas um conjunto de recomendações de intervenção para a transformação e melhoramento destes espaços públicos. O objetivo final é a apresentação destas recomendações ao executivo da Junta de Freguesia.
Este trabalho conjunto foi desenvolvido através de oficinas experimentais que decorreram no espaço urbano do Mercado do Calhabé e ruas adjacentes (Rua do Teodoro, Rua Dr. Santos Rocha, Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, Rua do Brasil). Foram, assim, criadas oportunidades de interação entre diferentes tipos de comunidades e instituições, em particular o CES, a União de Freguesias de Coimbra, os residentes destas zonas urbanas, os comerciantes e os serviços locais.
Ao contrariar a tendência individualista e passiva socialmente instruída nos espaços formais e informais da infância e que constrange a prática da cidadania na sua plenitude na idade adulta, procurou-se, através destes living labs educativos, direcionar os participantes, através do recurso à sua imaginação e criatividade visual, a pensarem coletivamente e criticamente sobre o que os rodeia. Este tipo de abordagens pode promover uma maior aproximação entre cidadãs/ãos e as ciências sociais e humanas, ampliando o cânone da participação democrática e conferindo novos significados ao cidadão como agente coletivo de mudança social.