Paulo Peixoto

pp@uc.pt

Paulo Peixoto é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando a linha temática "Culturas urbanas, sociabilidades e participação". Faz parte de: Instituto Internacional para a Pesquisa e a Ação sobre Fraude Académica e Plágio (Membro da Direção); Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Poder" (CNPq/UERJ), universidade onde foi Professor visitante em 2014; Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural" (CNPq/UNICAMP). É colaborador do grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais" (CNPq/UFS) e do grupo de pesquisa "Cidade, Cultura e Diferença" (CNPq/Univille). Integra a Rede iberoamericana de pesquisa em Integridade Académica" (Rede-IA) e o Observatório de Políticas de Educação e Formação. Desempenha a função de Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra. É presidente da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2007), é licenciado (em 1994, com parte da formação realizada na Universidade Católica de Lovaina) e mestre (1997) em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Executa atualmente projetos de investigação sobre patrimônio e turismo e sobre ensino superior. Desenvolve atividades de extensão, coordenando a avaliação de projetos de intervenção social e de políticas públicas. Tem desempenhado diversas funções de gestão no Centro de Estudos Sociais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no SNESup. Os interesses atuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, patrimônio, turismo, mobilidade, ensino superior e políticas de educação e ciência.

Peixoto, Paulo (2021), Integridade na prática científica, in Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (org.), Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 48-55

Bergadaà, Michelle; Peixoto, Paulo (2021), L'intégrité académique : une urgence prioritaire (introduction), in Michelle bergadaà e Paulo Peixoto (org.), L'urgence de l'intégrité académique. Caen: EMS, 23-28

Livro

Bergadaà, Michelle; Peixoto, Paulo (orgs.) (2021), L'urgence de l'intégrité académique. Caen: EMS