Paulo Peixoto

pp@uc.pt

Paulo Peixoto é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando o núcleo "Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq)". Faz parte de: Instituto Internacional para a Pesquisa e a Ação sobre Fraude Académica e Plágio; Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Poder" (CNPq/UERJ), universidade onde foi Professor visitante em 2014; Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural" (CNPq/UNICAMP). É colaborador do grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais" (CNPq/UFS). Integra e coordena o Observatório das Políticas de Educação e Formação (CES/ULHT). Coordena o curso de Mestrado em Sociologia da FEUC. Leciona na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em vários cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclos. Leciona igualmente no III (Instituto de Investigação Interdisciplinar) ao nível do terceiro ciclo e na FLUC (Mestrado em Património Cultural e Museologia e Mestrado em Estudos Artísticos). Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2007), é licenciado (em 1994, com parte da formação realizada na Universidade Católica de Lovaina) e mestre (1997) em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Executa atualmente projetos de investigação sobre patrimônio e turismo e sobre ensino superior. Desenvolve atividades de extensão coordenando a avaliação de projetos de intervenção social e de políticas públicas e é Diretor da Ensino Superior Revista do SNESup. Tem desempenhado diversas funções de gestão no Centro de Estudos Sociais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no SNESup. Os interesses atuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, patrimônio, turismo, mobilidade, ensino superior e políticas de educação e ciência.

Ganga, Rafaela Neiva; Silva, José Pedro; Vaz, Henrique; Gomes, Rui; Lopes, João Teixeira; Cerdeira, Luísa; Silva, Sílvia; Cabrito, Belmiro Gil; Magalhães, Dulce; Machado-Taylor, Maria de Lourdes; Peixoto, Paulo; Brites, Rui; Patrocínio, Tomás (2018), "From Portugal to Europe. A micro-level Sociology of scientific migration in times of Eurozone crisis", Migraciones Internacionales, 9, 35, 9-37

Gomes, Rui Machado; Lopes, João Teixeira; Cerdeira, Luísa; Vaz, Henrique; Peixoto, Paulo; Cabrito, Belmiro; Machado-Taylor, Maria Lourdes; Brites, Rui; Patrocínio, Tomás; Ganga, Rafaela; Silva, Sílvia; Silva, José Pedro (2018), "Asymmetric Mobility and Emigration of Highly Skilled Workers in Europe: The Portuguese Case", Migration Studies, 169, 3, 143-164

Peixoto, Paulo; Providência, P.; Abrantes, J.; Aguiar, J. (2017), Dinâmicas sociais e políticas da cor no Centro Histórico de Coimbra, in Francisco P. S. C. Gil, Lídia Catarino (org.), Os revestimentos e os acabamentos do Centro Histórico de Coimbra: um contributo para o seu estudo. Coimbra: Almedina, 25-48